A Universidade Federal do Cariri (UFCA) vai ofertar, a partir de 2018.1, o curso Bacharelado em Design. A nova graduação contará com oito semestres (quatro anos), com carga horária total de 2.760 horas e 50 vagas anuais, preenchidas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O Bacharelado terá ênfase em Gráfico e Moda, escolha que poderá ser realizada pelo próprio estudante durante o terceiro período. Na ênfase em Gráfico, o curso vai contar com laboratório de Criação e Experimentação Gráfica. Já a ênfase em Moda, oferecerá laboratórios de Joias, Calçados, Costura e Modelagem, tornando a graduação da UFCA única em relação a outras universidades brasileiras.

Para a implantação do curso, estão sendo contratados sete novos professores efetivos divididos entre as seguintes áreas: quatro para Gráfico, um para Moda, um para Metodologia Projetual e um para Gestão de Design. As seleções estão sendo realizadas desde o mês de maio e serão finalizadas em outubro deste ano.

Design na UFCA
O Bacharelado em Design surgiu a partir do Curso Tecnológico em Design de Produto, criado em 2010 na UFCA, com habilitações em Joias e Calçados, com duração mínima de cinco semestres (dois anos e meio) e máxima de sete (três anos e meio). O curso tecnológico não ofertará mais vagas em 2018.1, em virtude do surgimento do Bacharelado.

A mudança, de acordo com a coordenadora do curso de Design de Produto, professora Ana Videla, veio em razão de uma necessidade em ampliar a formação para a docência e pesquisa, além de uma demanda do mercado regional por profissionais qualificados no setor de vestuário e, principalmente, na área de Design Gráfico.

A estrutura do curso Design de Produto será aproveitada pelo Bacharelado, bem como os professores, que passarão a compor o colegiado do novo curso.

Os estudantes que ingressaram na graduação em Design de Produto não serão transferidos para o Bacharelado em Design. Esses continuarão na grade curricular da formação tecnológica e, caso queiram cursar o bacharelado, precisarão participar do Sisu novamente, prestando novo ENEM. A previsão é de que a UFCA oferte disciplinas dos dois cursos até 2020.                (Assessoria de Comunicação)

Post a Comment