Uma parceria entre Prefeituras do Cariri e municípios pernambucanos, como Exu, Moreilândia, Cedro e Granito, para atendimento na área de saúde foi debatida nesta segunda, 13, em Barbalha. O principal objetivo é otimizar os atendimentos dos pacientes, via SUS, daquele Estado, realizando-os em unidades hospitalares desta Região cearense.

Um dos benefícios é a redução da distância na busca pelo atendimento, tendo em vista que há cidades do Cariri mais próximas do que a Capital Recife, para onde, hoje, deslocam-se. Outro ponto positivo é a referência dos serviços em áreas específicas, como oncologia, coração e neurologia. Ressalte-se que essa parceria já existiu e a conta era paga pela cidade de origem do paciente, o que não gera qualquer ônus para o município- parceiro. O assunto será levado, nos próximos dias, ao Governador pernambucano.

Estiveram presentes ao encontro, os prefeitos de Exu e Moreilândia, vereadores e secretários municipais das cidades citadas; secretária de Saúde de Barbalha, Pollyanna Callou, e representantes dos Hospitais do Coração, Santo Antônio, São Vicente e do Hospital São Francisco.Também presente o médico Rommel Feijó, que atua no PSF de Moreilândia e conhece de perto o sofrimento do povo do interior pernambucano na luta por saúde.

Post a Comment