Brejo Santo/ Juazeiro do Norte. A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) promove nesta segunda-feira (13) e na terça-feira (14) encontros com profissionais que atuam com o acolhimento a pessoas com problemas decorrentes do uso de drogas. O perspectiva é ampliar o atendimento aos a dependentes químicos da região do Cariri.

Durante as reuniões, acontecerá a apresentação do Sistema Acolhe Ceará – estratégia de monitoramento e avaliação do acolhimento e tratamento de pessoas encaminhadas pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) que sofrem com o uso problemático de drogas. Além disso, serão prestados esclarecimentos sobre o que são Comunidades Terapêuticas (CTs), bem como sobre as condições de acolhimento em vagas ofertadas pelo Governo do Estado nas instituições e o fluxo de encaminhamentos.

As comunidades terapêuticas oferecem cuidado para adultos e adolescentes com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas no Ceará. As vagas são conveniadas com o governo do Estado, através da SPD; e com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).

Os encontros serão conduzidos pela coordenadora de Políticas sobre Drogas da SPD, Alessandra Pimentel; e deverão contar com a presença dos secretários de Saúde e Assistência Social, bem como de profissionais que atuam nas coordenadorias regionais de Saúde de Brejo Santo, Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.

Atualmente, são disponibilizadas 513 vagas para acolhimento voluntário em CTs. Todas são custeadas com recursos públicos. Assim, não há custo algum para o acolhido. A autorização para o acolhimento é condicionada a avaliação prévia por parte de profissional da Raps.

Serviço:
Encontro em Brejo Santo
Data: segunda-feira (13)
Horário: 14h30
Local: Câmara de Vereadores, Rua Manoel Leite de Moura, 12, bairro Luzia Leite.

Encontro em Juazeiro do Norte
Data: terça-feira (14)
Horário: 8h30

Local: Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador, Rua Tabelião João Machado, 195, bairro Santa Tereza                        (Blog Diário Cariri)

Post a Comment