A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Saúde, soma forças ao Novembro Azul, campanha mundial que tem como objetivo promover a conscientização sobre o câncer de próstata. Este tipo de câncer é o mais frequente entre os homens e por isso há a necessidade de conscientizar a população masculina sobre a importância da realização dos exames preventivos.

O mês de outubro foi dedicado à campanha de conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero, o Outubro Rosa, onde a adesão da população feminina na realização dos exames preventivos atendeu às expectativas da Secretaria de Saúde.

Durante todo o mês de novembro, a Sesau intensificará as ações de rastreamento do câncer de próstata, através da solicitação dos exames de toque e de PSA. Este último é um exame de sangue que serve para diagnosticar alterações na próstata. A oferta de consultas com urologistas está sendo ampliada, com a agilização do processo de encaminhamento dos pacientes para o especialista.


De acordo com a coordenadora da Atenção Primária, Jaqueliny Rodrigues, as Unidades Básicas de Saúde – UBS estão voltadas também para ações de promoção da saúde do homem, no que tange ao incentivo da alimentação saudável, da prática de atividades físicas e do abandono do uso de álcool e outras drogas. “O câncer de próstata é o foco da campanha, mas a gente vai estar orientando que existem outras formas de câncer que acometem o homem”, explicou Jaqueliny. Para alcançar um público maior, alguns sábados serão dedicados à campanha nas UBS.                  (Assessoria de Comunicação)

Post a Comment