Em cada romeiro, uma história de superação e devoção voltada ao Padre Cícero Romão. A confirmação disso, é o número de visitantes que passou pelo túmulo onde estão depositados os restos mortais do patriarca da cidade, na Capela do Socorro. No Dia de Finados, 02, segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), mais de 10 mil pessoas visitaram o local durante a manhã.

Os rituais religiosos tiveram início às 6h, com missa celebrada na Capela do Perpétuo Socorro e foram encerrados ao meio-dia com a benção do chapéu, em despedida aos romeiros, na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores. Ambas celebradas pelo bispo Dom Gilberto Pastana.

Memorial recebe mais de 6.500 pessoas
De acordo com os mediadores do no Memorial Padre Cícero, foram registradas mais de 6.500 visitas desde o dia 29. Os cemitérios do Socorro e o São João Batista, que passaram por limpeza e receberam iluminação, também foram bastante visitados.

A Secretaria de Turismo e Romaria (Setur), responsável pela coordenação do evento religioso, realizou pesquisa de satisfação e, em breve, fará avalição da maior romaria do Município. A coordenadora de Romaria da Setur, Leda Barros, afirma que foram ouvidos muitos romeiros e registrado apenas um Boletim de Ocorrência (BO) por furto, onde a equipe da secretaria deu todo apoio necessário com encaminhamento para a Delegacia de Polícia, que ofereceu atendimento prioritário.

Para esse trabalho de apoio e orientação, foram capacitados 60 agentes de romaria, que atuaram durante os cinco dias de intenso fluxo de visitações nos principais pontos turísticos da cidade.

City Tour
Com dois destinos novos no roteiro, os passeios foram realizados durante os três dias mais intensos de romaria e receberam elogios dos que desfrutaram da excursão. “Nesta segunda edição, procuramos ouvir ainda mais os romeiros, não somente os elogios, mas também as sugestões. Esse diálogo com eles é importante para o melhoramento a cada City Tour, sem perder a essência do que temos buscado oferecer aos que visitam nossa cidade”, afirmou o coordenador intersetorial da Setur e do City Tour, Samir de Oliveira.


A romeira Ana Rita, de Aracajú, em Sergipe, vem a Juazeiro do Norte neste período há 12 anos e achou a romaria desta ano, a mais organizada de todas que já participou. “A Prefeitura está investindo muito bem com esse passeio. Eu fiz questão de vir e espero que a Secretaria de Turismo continue trabalhando bem”, afirmou.                     (Assessoria de Comunicação)

Post a Comment