Estabelecimentos agropecuários do Cariri estão recebendo a visita de técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), que coletam informações para o Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2017. A pesquisa, que tem como referência o período de 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017, relaciona dados sobre a propriedade, produção, áreas, pessoal ocupado etc. No Cariri, mais de 3.000 propriedades já foram recenseadas até a última semana. Destas, mais de 1.000 se encontram em Crato, 600 em Nova Olinda, 500 em Santana do Cariri e 250 em Juazeiro do Norte.

De acordo com o gerente do IBGE em Juazeiro, Cícero Pereira, por ser nacional, o censo possibilitará um retrato fiel da agricultura e agropecuária de todo o Brasil. “Quando o IBGE divulgar as informações colhidas, teremos informações reais de todos os municípios brasileiros”, explicou, citando que, através das informações, será possível ter conhecimento do que cada municípios produz, a quantidade de rebanhos de bovinos, caprinos e ovinos existente, etc.

Segundo Gabriel Romão, agente censitário supervisor do IBGE de Crato, as informações são coletadas através de equipes de recenseadores que aplicam questionários nos estabelecimentos agropecuários. Além das Secretarias de Agricultura dos Municípios, entidades como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) informam a população quanto o funcionamento da pesquisa.

Como destacou o agente, ao participar da pesquisa, a população deve se atentar aos elementos usados pelos recenseadores, que identificam se são, ou não, do IBGE. Entre eles, ele cita o uso do boné, crachá e colete do Instituto. “Os dados são sigilosos. Não há perigo nenhum em responder. Ninguém vai coletar os dados individualmente”, complementa Gabriel. Em todo o Ceará, no primeiro mês de coleta, foram visitados 78.707 estabelecimentos de 383.902 do total estimado, o que representa 20,5%. O número é superior ao da média apresentada em todo o país, que contabilizou 19,74% dos estabelecimentos coletados.

(Jornal do Cariri)

Post a Comment