Abertura dos portões no campus do Itaperi da Uece,
maior concentração de candidatos do Enem no Ceará.
FOTO: Ranniery Melo - G1
No Ceará, mais de 100 mil candidatos inscritos não realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no primeiro dia de aplicação da prova, neste domingo (4). O índice de abstenção no estado, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), foi de 27,60%. Em todo o país, este índice chegou a 30,2%.

Ao todo, 264.444 estudantes cearenses compareceram e resolveram provas de ciências humanas e linguagens, além da redação, de um total de 365.255 inscritos. O Ceará é o sexto estado com maior número de inscrições, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. São Paulo, que lidera o ranking, tem 1.136.851 de candidatos inscritos.

Este foi o segundo ano de maior abstenção da prova (no primeiro dia de aplicação), desde 2009, ano em que o MEC definiu o Enem como vestibular unificado em todo o país, e os faltosos somaram 37,7%.

Atrasados
Como em todos os anos, alguns estudantes perderam o exame por não chegarem a tempo nos locais de prova. Os atrasados relataram ao G1 demora dos ônibus, atraso na hora de acordar e outros contratempos.

Descumprimento de regras
Ainda conforme dados do MEC, 264 candidatos foram eliminados nesta primeira etapa por descumprimento de regras como: portar equipamentos eletrônicos, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos, não atender orientações dos fiscais, entre outros.

Em todo o Brasil, são 6,7 milhões de participantes que enfrentam pela primeira vez a mais recente mudança no formato do exame, sem provas aos sábados. A última alteração no modo de aplicação havia sido em 2009, quando a prova deixou de ser feita em um só dia com 63 questões.


No próximo domingo (12), os candidatos vão resolver as provas de matemática e ciências da natureza.            (G1 CE)

Post a Comment