A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início semana passada os exames preventivos de combate ao tracoma, enfermidade que acomete principalmente crianças, e que afeta os olhos, especificamente pálpebras, córnea e conjuntiva, podendo evoluir para a cegueira.

Tracoma, também chamada de conjuntivite granulomatosa, é uma doença inflamatória ocular crônica que acontece de forma repetitiva, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis.

De acordo com a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Arlene Sampaio, a campanha é realizada nas escolas, onde os agentes de saúde e de endemias foram devidamente capacitados para realizar o exame ocular.

Caso seja detectado algum caso da doença, o paciente será encaminhado para os profissionais da Estratégia de Saúde da Família e da Coordenação de Atenção à Saúde, recebendo assim o tratamento adequado.

O tratamento é realizado com antibióticos disponibilizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e com um acompanhamento de seis meses. Após o tratamento, o paciente retorna para que o médico avalie se a doença evoluiu ou não.

A Coordenação da Vigilância em Saúde, através da Célula de Endemias, está realizando um mapeamento especifico no município, para acompanhar os focos da doença, verificando se está havendo alguma expansão da infecção, facilitando assim no diagnóstico e no tratamento.

A Secretaria de Saúde informa que todas as escolas do município serão visitadas pela equipe de combate ao tracoma.              (Assessoria de Comunicação)

Post a Comment