Diversos segmentos que compõem o trade turístico da região do Cariri estiveram reunidos no último dia 22, no Centro de Convenções do Cariri, junto com o Secretário de Turismo do Estado, Arialdo de Mello Pinho, para apresentar proposta de marca turística que foi desenvolvida pela consultora Jeanine Pires.

A partir das demandas apresentadas pelo secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, Júnior Feitosa, e diversos setores que integram o trade, o secretário Arialdo, junto a consultora especialista na área, Jeanine Pires, desenvolveram projeto de marketing de acordo com os quatro eixos de motivação turísticas, que inclui localidade geográfica, patrimônio natural, científico e cultural.

“O mais importante não é a marca física, mas a representatividade. Na hora que a Setur do Município fizer uma comunicação, ela vai abordar esses pontos, as atratividades da região. Há um potencial de aproximadamente 70% de aproveitamento daquilo que já existe na região, fora os atrativos que vão surgir no meio do caminho”, disse a consultora.

O projeto se baseia na ampliação de possibilidades para a estruturação e a qualificação das ofertas turísticas, para a promoção e o crescimento da demanda atual. Importante enfatizar que a marca turística da região do Cariri apresentada pela Secretaria de Turismo do Estado não é de pertencimento dos governos, e sim de propriedade daqueles que fazem o turismo local, que no dia a dia trabalham para essa atividade.

O Secretário Júnior Feitosa ressaltou a parceria com o Governo do Estado como “um momento ímpar” e destacou o quanto o Cariri surpreendeu nas grandes feiras pelo país e no exterior. “Nunca houve tanta qualificação nessa área. O Cariri agora está na prateleira dos destinos turísticos de todo o país”.

Atualmente, as cidades do Cariri que possuem grande potencial no desenvolvimento turístico, como Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri, atuam de forma separada, e, na visão dos atuais gestores, isso enfraquece o turismo com a criação do roteiro turístico. De acordo com o secretário Arialdo, “essa aliança das cidades caririenses tem o diferencial que engloba vários elementos com potencial turístico em um só lugar”.

Dia 30 de novembro, o Conselho de Desenvolvimento Turístico (Condetur) e demais setores da área irão se reunir para definição da marca.

Post a Comment