Na foto é possível ver o real tamanho do “cajuí ou caju brabo ”
como é chamado na região, ao lado de um caju
de tamanho normal - Imagem: Joãozinho Serra
Foi encontrado em Abaiara-CE, na localidade chamada de “Lajeiro da Santa Cruz”, também conhecido como “Lajeiro do Padre Duzia”, a menor espécie de Caju da região. Calcula-se que na localidade existam cerca de 20 a 30 pés dos cajueiros, todos com frutos tão pequenos, medindo em média 2 centímetros.

O pequeno tamanho dos frutos não se trata de uma casualidade ou deformação genética, na verdade, eles de fato pertencem a uma espécie de “cajus nanicos”, onde até as arvores não são do mesmo tamanho das outras espécies de caju. Vale lembrar, que os mesmos são comestíveis, mas tem um gosto amargo.

Para quem quiser conhecer a espécie, as arvores estão em uma localidade de fácil acesso, a qual é uma um dos pontos turísticos de Abaiara. Ao chegar lá, você poderá ver que em meio as formações rochosas locais, há vários cajueiros com os frutos de caju na mesma proporção de tamanho, sendo todos pequenos,  enquanto que a sua castanha, mede em média 1 centímetro.


O município de Abaiara, no estado do Ceará, é de fato um lugar onde fatos inusitados acontecem. No ano de 2016 o Portal OKariri registrou dois casos de anomalias genéticas entre animais, sendo eles, um porquinho que nasceu com tromba de elefante e um bezerro que veio ao mundo com duas cabeças.       (Portal Okariri)

Post a Comment