Será realizada no próximo dia 20 de dezembro, a 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural de Crato – CMDRC. O evento, abordará o tema “Novos Olhares para uma Nova Ruralidade: O Rural que Temos e o Rural que Queremos”, e tem o objetivo elencar prioridades do setor e avaliar a situação do meio rural do Município, propondo diretrizes a serem aplicadas nos próximos quatro anos.

A realização é da Prefeitura Municipal, através da Secretária de Desenvolvimento Agrário do Crato, juntamente com as entidades do setor rural, contando com a parceria de órgãos de gestão do município, sindicatos, movimentos populares, ONGs e sociedade civil.

Na programação haverá palestra sobre desenvolvimento sustentável e serão discutidos cinco eixos temáticos, que abordarão todos os assuntos relevantes ao município do Crato no que diz respeito à agricultura familiar na zona rural. As cinco principais temáticas serão: Infraestrutura e Serviços Públicos; Políticas Sociais; Gestão Ambiental e Recursos Hídricos; Economia, Trabalho e Renda e Cultura, Memória e Identidade.

Para o secretário de agricultura, Zilcellio Alves, a previsão é que a conferência possa reunir mais de duzentas lideranças e terá como fruto, o Plano Municipal de Agricultura para os próximos quatro anos no município do Crato.

“Entendemos que a agricultura não é apenas discutir plantação de legumes na zona rural, mas também, ver a questão da estrada, infra estrutura, da energia elétrica, do abastecimento de água, da saúde, da educação e da segurança. Todos esses assuntos serão discutidos na conferência e entregues num relatório para cada secretaria municipal, por isso a importância da participação de todos os gestores”, afirma.

O secretario destaca o empenho do prefeito Zé Ailton Brasil, durante a jornada das pré-conferencias e acrescenta que essa preparação contou com a participação direta da comunidade rural, onde a Secretaria de Desenvolvimento Agrário realizou quatro pré-conferencias, nos distritos de Santa Fé e Monte Alverne, Belmonte e Campo Alegre, Dom Quintino, Ponta da Serra e Bela Vista, e Baixio das Palmeiras e Santa rosa. Zilcelio explica que o processo preparativo da conferência foi bastante participativo. Segundo ele, antes dos encontros distritais a equipe da secretaria esteve nas bases, visitando as comunidades e conversando com as lideranças sindicais.

Post a Comment