Em audiência realizada na tarde desta quarta-feira (06), com o presidente do Congresso Nacional, senador Eunicio Oliveira, uma comitiva composta por membros da direção do Hospital do Coração do Cariri e do Hospital Santo Antônio – ambos em Barbalha, e representantes políticos do Crajubar, reivindicaram o aumento do teto financeiro que possibilitem aos respectivos hospitais atenderem as demandas de pacientes dos 45 municípios do Centro Sul do Ceará, que compõem a macrorregião do Cariri e para os quais os dois hospitais são referências em cardiologia e neurocirurgia, respectivamente.

O pleito é antigo, mas nos últimos anos a situação se agravou em virtude do aumento considerável na fila de espera para procedimentos cirúrgicos; os recursos que compõem o teto subdimensionados em relação às crescentes demandas e os débitos do SUS com os hospitais, especialmente com o Hospital do Coração, que já supera 1,5 milhão de reais em procedimentos já realizados acima do teto.

O senador Eunicio a princípio entendeu a importância do pedido e lamentou o fato dos dois hospitais não terem sido totalmente contemplados na portaria do ministério da saúde, publicada no início do ano, e esclareceu que falhas na alimentação no sistema de informações SUS sobre os procedimentos devidamente realizados pelo hospital, prejudicaram o atendimento do pleito à época, porém se comprometeu em empreender novos esforços para resolver esse problema que não é só dos dois hospitais, mas de toda a população caririense.


“Voltamos bastante otimistas com a disposição do senador Eunicio em resolver o problema e o envolvimento de várias lideranças políticas com esta causa que é de todo o Cariri”, destacou o Dr. João Correia, diretor do Hospital do Coração e membro da comitiva caririense que também foi composta por: Dr. Guilherme Sampaio, Dr. José Correia Júnior e Egberto Santos (representantes dos hospitais); o vereador Thiago Esmeraldo (representante do Crato); a vereadora Auricelia Bezerra (representante de Juazeiro do Norte); o vereador Rildo Teles, e os secretários municipais, Roberto Vagner e Cicero Santos(representante de Barbalha).

Post a Comment