Está confirmado e o Distrito de Estrela é o privilegiado para receber a última feira itinerante do ano 2017 do GESTRAF – Grupo da Feira de Economia Solidária e Turismo Rural da Agricultura Familiar de Barbalha, na próxima sexta-feira dia 8, das 09 às 15hs, no Distrito de Estrela, dia muito especial com feriado municipal em honra a Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que é padroeira da comunidade do Distrito de Arajara.

Conforme as definições da articuladora Lindicassia Nascimento e os membros da Agricultura Familiar, o grupo de Economia Solidária e Turismo Rural da Agricultura Familiar de Barbalha, já está organizado para se alojar no espaço reservado da quadra coberta do Distrito de Estrela em frente a Associação das Artesãs daquela magnifica a comunidade, próximo a capela de São João Batista padroeiro local.

O Grupo da Agricultura Familiar, encerrará o ano 2017, com vasta programação que consta além das vendas e trocas de produtos da agricultura familiar, muita música, diversão e experiências. Haverá, brincadeiras, mística, musicalidade sertaneja e muito forró pé de Serra. A dinâmica das feiras itinerantes consiste, justamente processo de fortalecimento das comunidades, na interatividade posta no trabalho de grupo, uma vez que, promove o associativismo e instiga na comunidade a solidariedade, no que se concerne a estruturação, coordenação e realização da feira/evento.

O turismo rural é explorado, na comunidade a partir da atividade dinâmica das feiras, onde pessoas externas de outros seguimentos, são atraídos para visitar, conhecer e trocar experiências com o grupo e a comunidade, tudo isso é questionado para realizar um bom evento que envolve a comunidade rural.

O Grupo da Agricultura Familiar e de Economia Solidária de Barbalha, vem realizando grandes conquistas no município, sendo visto inclusive nacionalmente através de estudos e pesquisas das universidades, como por exemplo a Universidade Federal do Cariri. Os parceiros do grupo fortalece a união do grupo a cada dia como o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Barbalha, que não mede esforços para colaborar com a construção de desse trabalho importante no município. Além desse, temos o apoio institucional da EMATERCE. 

Nessa grade de apoiadores o grupo possui vários segmentos, como CVTEC Barbalha, FETRAECE Regional Cariri, Sociedade dos Poetas de Barbalha e Escola de Saberes de Barbalha. A construção coletiva dessa marcha da Economia Solidária, se reflete no semblante alegre do homem e mulher do campo, que produz com sabedoria para fomentar uma economia justa e igualitária, com respeito ao meio ambiente e as diversidades culturais e sociais.


Silva Neto – Colaboração: Lindicássia Nascimento – Articuladora GESTRAF.               (Diário do Cariri)

Post a Comment