Chapada do Araripe. FOTO: Allan Bastos
Por conta da sua diversidade cultural, o município do Crato foi escolhido para ser palco da gravação de alguns episódios do Programa Decola, da TV Brasil. Com o título “O Brasil que o Brasil não viu”, o Decola, temporada Norte Nordeste, é uma série documental com 20 episódios, cada um de 26 minutos, sobre as relações entre território e identidade nessas regiões.

No Ceará, alguns municípios da Região do Cariri foram selecionados para mostrarem um pouco dos sabores, texturas e cores que brotam da sua terra e da sua gente. Foram escolhidas as cidades do Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Santana do Cariri, Nova Olinda, Potengi e Assaré.

Em parceria com os Governos Municipais de Juazeiro do Norte e de Barbalha, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Cultura, apoia o projeto, que conta ainda com a parceria de empresários cratenses. A equipe do Programa Decola estará na região entre os dias 11 e 19 de dezembro.

No Crato, as gravações irão mostrar a rica cultura composta por pastoris, violeiros, bandas cabaçais, grupos de pífanos, além de mestres populares em cordel e xilogravuras. Também será feita uma visita à Chapada do Araripe que a equipe in loco possa compreender o codinome “Oásis do Sertão”, que revela a essência desse território permeado de belezas naturais e manifestações culturais.

Post a Comment