A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, através da coordenação de Imunização, orienta a população sobre as vacinas direcionadas ao público adolescente. Em 2017, o Ministério da Saúde ampliou o público-alvo de seis tipos de vacinas, entre elas estão a contra o HPV e Meningite C.

Essas vacinas são disponibilizadas durante o ano inteiro em todas as Unidades Básicas de Saúde – UBS do Município. Para ser vacinado, basta comparecer a UBS do seu bairro com o cartão de vacinação em mãos.

A coordenadora de Imunização, Márcia Rejane, explica que as vacinas que devem ser aplicadas na adolescência ainda possuem menor procura se comparadas às demais, e orienta pais e responsáveis por adolescentes que não deixem de levá-los às Unidades de Saúde.

Além da campanha anual de Multivacinação para atualização da situação vacinal, a Secretaria de Saúde possui outras estratégias para alcançar o público adolescente, como levar a vacinação até as escolas, por exemplo.

HPV
A vacina contra o HPV previne contra vários tipos de câncer, como o do colo do útero e o anal, além de prevenir as infecções causadas pelo vírus do papiloma humano. Está sendo aplicada em meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. O esquema vacinal consiste em duas doses com intervalo de 0 e 6 meses.

Meningite C

Já a vacina contra Meningite C está disponível para adolescentes de 12 e 13 anos, que devem receber uma dose única, servindo de reforço para a vacina que foi aplicada no período da infância. A Meningite C é causada por uma bactéria e se caracteriza pela inflamação das meninges, podendo deixar sequelas ou levar à morte se não for tratada de imediato.           (Assessoria de Comunicação)

Post a Comment