Header Ads

Título de eleitor digital é lançado; mais de 3 milhões estão aptos no Ceará

O Tribunal Superior Eleitoral lançou, nesta sexta-feira (1), o título de eleitor digital, o e-título. O aplicativo está disponível para smartphones com sistema operacional Android e, em breve, será disponibilizado para IOS.

O e-título poderá ser apresentado em substituição ao título eleitoral físico na hora de votar, apenas nos casos de eleitores que possuem identificação biométrica - índice que chega a 47,55% no País.

Conforme divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), o índice de eleitores cearenses que já fizeram o cadastramento biométrico chega a cerca de 63%, o que representa mais de 3 milhões de pessoas aptas a utilizar o título digital. O eleitorado do Estado é composto por mais de 6 milhões de pessoas.

Segundo a coordenadora de administração do cadastro eleitoral do TRE-CE, Lorena Belo, dos 184 municípios cearenses, 105 já possuem 100% do cadastramento biométrico. Deste número, 62 foram cadastrados ainda em 2016, e o restante neste ano. 

Em Fortaleza, onde o registro da biometria ainda não é obrigatório, 32% do eleitorado já foi cadastrado.

Os Estados que possuem taxas de cadastramento acima de 90% são Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Paraíba, Piauí, Roraima, Sergipe, Tocantins.

Os menores índices de eleitores cadastrados biometricamente estão nos Estados de Rio de Janeiro (12%), Minas gerais (18%), Mato Grosso do Sul (24%), Mato Grosso(35%) e Espírito Santo (36%). Apenas 2,19% dos eleitores com domicílio no exterior já têm identificação biométrica.

O TSE espera ter em 2022 todo eleitorado com biometria e pretende ter um documento único para o eleitor.

Atendimento

Os serviços de atendimento ao eleitor foram retomados, no dia 22 de novembro, em nove postos de atendimento do Tribunal na Capital. O Tribunal recomenda que o eleitor fortalezense faça o seu cadastramento antes da obrigatoriedade, para evitar filas.

O TRE-CE informou que a Central de Atendimento de Caucaia e os cartórios eleitorais de Morada Nova e Jaguaribe estão funcionando também aos sábados, pela manhã, das 8h às 12h, para o recadastramento biométrico de eleitores.

O município de Caucaia, que tem o segundo maior eleitorado do Estado do Ceará, já recadastrou 56,3% dos eleitores com biometria. Aos sábados, o atendimento é feito na Central de Atendimento ao Eleitor de Caucaia: Rua Cel. Correia, 1540 – Centro.


O TRE-CE, por meio da Portaria Conjunta nº 12/2017, determina o atendimento ao público em dias de sábado, durante os meses de dezembro deste ano, janeiro e fevereiro de 2018, com exceção do recesso forense (de 19 de dezembro a 6 de janeiro de 2018), para coleta de dados biométricos nos três municípios que estão em revisão do eleitorado. Durante a semana, de segunda a sexta-feira, o atendimento aos eleitores acontece das 8h às 17h.              (Diário do Nordeste)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.