Casal do Crato comemora 75 anos de união. FOTO: Reprodução - TV Verdes Mares
Setenta e cinco anos de casados e uma família com 180 pessoas, entre filhos, netos, bisnetos e tataranetos. Assim é a vida dos agricultores Maria Ducarmo Silva, de 90 anos e Pedro Pereira da Silva, de 100. Os dois são moradores do Sítio Baixio do Muquém, no município de Crato. Dona Ducarmo e seu Pedro casaram jovens, ela com 15; e ele, com 25 anos.

"A gente dançou a noite toda e no outro dia fomos pra casa, aí foi bom mesmo", conta a agricultora sobre o dia do casamento.

Da união nasceram 11 filhos, 71 netos, 86 bisnetos e 12 tataranetos. O casal pode até perder as contas, mas reconhece cada um e tem na família o maior patrimônio. Para criar os filhos, o casal precisou trocar a cidade pelo campo. "A gente plantava tudo: feijão, milho, mandioca", conta o agricultor.

Foi com a agricultura que o casal sustentou a família, e os filhos ajudavam no trabalho. "A gente ia para a roça trabalhar com eles, almoçava e de tarde voltava", conta Maria Isabel Moreira de Almeida, filha mais velha que nasceu quando dona Ducarmo tinha apenas 16 anos.

Reunião de família
O domingo é dia de reunir a família Silva. Como todos moram nas proximidades, a reunião se dá no sítio dos pais e vira uma verdadeira festa. Dona Ducarmo é a primeira a colocar a mão na massa na hora de preparar o almoço no fogão à lenha. "Aqui fica um monte de panela. É filha, neta, todo mundo cozinhando", conta.


No encontro, os filhos agradecem a educação e o exemplo de vida dado pelo casal. O sonho dos dois agora e completar 80 anos de casamento e ainda ver a família crescer. Tudo isso com um importante ingrediente para uma vida saudável e feliz: o amor.             (G1 CE)

Post a Comment