Header Ads

Ceará tem 231 raios em dia de chuva com uma pessoa e animais atingidos

Raios atingiram pessoas e animais no Ceará
em dias de chuva neste janeiro. FOTO: Marcos Morrone
O Ceará teve 231 raios nesta quinta-feira (25), o segundo dia mais chuvoso deste mês; desde o início do ano, foram 1.575 raios no estado, conforme a Enel, distribuidora de energia no Ceará. Os raios atingiram uma grávida em Santana do Cariri, e matou animais em Cedro.

O estado recebeu chuva em 93 dos 184 municípios nesta quinta, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior precipitação ocorreu em Massapê, de 81 milímetros. O município fica no litoral norte cearense, que concentrou as chuvas mais volumosas desta quinta.

A previsão é de mais chuvas em todo o estado neste fim de semana, ainda segundo a Funceme.

Acidentes
A garota Katiane, grávida de quatro meses, foi atingida por um raio no município de Santana do Cariri e sobreviveu sem ferimentos graves. O caso ocorreu na comunidade de Baixa dos Euclides, que fica próxima ao Pontal de Santa Cruz, um dos principais pontos turísticos da cidade. Nesta quinta choveu 34 milímetros na cidade. Árvores e torres de energia foram derrubados.

Em Cedro, quatro vacas que se abrigavam sob uma árvore morreram atingida por um raio. De acordo com a Funceme, a chuva foi de apenas 9,7 milímetros e durou cerca de uma hora.

Como se proteger
Dentro de casa: evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada. Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica. Evitar consertos de instalações elétricas e se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.


Fora de casa: evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas. Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.              (G1 CE)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.