Celebração na Praça do Romeiro marca abertura oficial
da 3ª maior festa religiosa de Juazeiro do Norte.
FOTO: Helio Filho
Milhares de fiéis se reuniram na Praça do Romeiro, no largo na Basílica de Nossa Senhora das Dores, na noite desta segunda-feira, 29, para abertura oficial da Romaria das Candeias,  terceira maior festa religiosa de Juazeiro do Norte. A missa de abertura, celebrada pelo Pároco da Basílica de Nossa Senhora das Dores, Cicero José, teve início às 19h, após procissão com a imagem de Nossa Senhora das Candeias, que saiu da rua São Vicente até a Praça da Basílica. O Secretário  de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, Júnior Feitosa, esteve participando das celebrações de abertura, na ocasião representando o Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra.

Nos próximos dias cerca de 250 mil romeiros passarão por Juazeiro do Norte, pessoas de diferentes estados, que visitam a cidade para participar da tradicional romaria, com celebração que foi incentivada e fortalecida pelo fundador da cidade, Padre Cícero Romão Batista. Para recepcionar bem os visitantes e garantir a segurança e organização da romaria, a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, tem desenvolvido ações de forma integrada entre as Secretarias Municipais.

Nos próximos dias, a Secretaria de Turismo e Romaria (Setur) atenderá os fiéis com tenda  montada na Praça do Romeiro. No local serão prestados serviços de orientação e assistência, além de entretenimento e a garantia de boas recordações ao sair da cidade. 

A novidade do caminhão cenário será uma oportunidade de vivenciar, pelo menos em foto, o sonho de estar em um pau-de-arara, transporte tradicional dos romeiros. Além disso, o passeio turístico, o city tour, acontece com inscrição prévia dos interessados. A Secretaria também coordena o projeto Agentes de Romaria, realizado em parceria com as demais Secretarias que compõem o eixo social,  com 60 agentes para auxiliar os visitantes e distribuir o manual do romeiro, material desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, com orientações para evitar que os romeiros se percam na cidade. 


De acordo com o Secretário de Turismo e Romaria, Junior Feitosa, é importante que os romeiros que visitam a cidade, sintam-se bem acolhidos, por isso a administração do Prefeito Arnon Bezerra tem buscado trabalhar de forma integrada e em parceria com a igreja, para oferecer segurança e uma boa estadia para os visitantes.            (Assessoria de Comunicação)

Post a Comment