Pedras de gelo são capturadas pela
antena parabólica. FOTO: Reprodução
Santana do Cariri. Surpresa para muitos moradores, na tarde do último sábado (06), choveu granizo na comunidade de Pimenteira, que fica a cerca de 25 km da sede do Município. O fato inusitado foi registrado pelos moradores através de vídeos. Isso também aconteceu em Massapê, na Zona Norte do Ceará. Este é o terceiro caso de deste tipo de fenômeno no Ceará no período de pré-estação chuvosa. Antes, Parambu, no Sertão dos Inhamuns teve essa mesma precipitação.

De acordo com o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Raul Fritz, sempre que está no período chuvoso é possível de acontecer as chuvas de granizo, mas que, no Ceará, por ter temperaturas mais elevadas, este fenômeno é raro. “Formam-se nuvens cumulonimbus, que tem grande desenvolvimento. Chega a 10 km de altura. Essas nuvens tem cristais de gelo e temperatura muito baixa no topo. Ele cair é que não é comum, porque derrete durante a queda”, explica.

No entanto, Fritz admite que a chegada do gelo ao solo pode acontecer pela temperatura dos ventos ou quando a localidade tem altitude mais elevada. “O vento abafa um pouco a temperatura, algumas correntes. Aí ocasiona quando ele não derrete completamente”, completa o meteorologista.

As chuvas de pré-estação são provocadas pela presença do Vórtice Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN) e da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). As precipitações nesse período costumam ser bem irregulares em várias regiões do Ceará. Elas não indicam que a quadra chuvosa – de fevereiro à maio – terá mais intensidade, pois ela é proveniente da Zona de Convergência Intertropical  (ITZC), que só costuma aparecer em fevereiro.

Chuvas
O fim de semana foi de muitas chuvas na região do Cariri. Em 15 municípios foram registradas precipitações. A maior delas aconteceu na madrugada de sábado para domingo, em Juazeiro do Norte, com 54 mm. No Município, o fenômeno causou alagamentos e deixou várias ruas sem condições de trafegamento. Na Avenida Leão Sampaio, que liga à cidade de Barbalha, três carros ficaram ilhados.

Previsão

Segundo a Funceme, a previsão para hoje é que haja chuvas isoladas no litoral e no maciço de Baturité. Nas demais áreas, há possibilidade de chuva ao longo do dia. Amanhã poderá ter chuva em todas as regiões, com nebulosidade variável. Na quarta-feira, podem haver precipitações  no centro-sul e na serra da Ibiapaba.           (Blog Diário Cariri)

Post a Comment