Header Ads

Colônias de férias são muito requisitadas no Cariri

As atividades ligadas à cultura regional e também
às atividades interativas com outras crianças fazem
a diferença na escolha dos pais. FOTO: Bia Alencar
Crato/Juazeiro do Norte. Mesmo com a TV e o celular alcançando, cada vez mais, as gerações jovens, as colônias de férias continuam sendo um sucesso na região do Cariri cearense. Nestes dois municípios, pelo menos seis instituições de ensino promovem espaços de aprendizado, lazer e cultura para as crianças. Neste mês de janeiro, algumas delas dão início às suas atividades. Os preços variam de acordo com os dias e turnos, mas ficam entre R$ 57 e R$ 200 durante a semana.

Temáticas
Nas duas unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc) são adotadas as colônias de férias temáticas, voltadas para crianças de 4 a 12 anos. No Crato, começa na próxima segunda-feira (8), com o tema "Patativa do Assaré" e vai até sexta-feira (12).

As inscrições já estão encerradas e deverá contar com 120 participantes. Além das brincadeiras, banho de piscina e oficinas, as crianças poderão visitar o museu do poeta, na sua terra natal, Assaré.

Cultura
Segundo as informações de Bia Alencar, supervisora de esportes da unidade do Sesc, no Município de Crato, a expectativa é que, dentro das atividades, as crianças conheçam um pouco mais da cultura local. "Elas participarão de atividades recreativas com resgate de brincadeiras que não são usadas, cantigas de roda, oficina de cordel. Na contação de história, a gente já coloca o cordel infantilizado para atrair melhor as crianças. Também terá artesanato, trabalhando a xilogravura", explica.

Em Juazeiro do Norte, começa no dia 15 e vai até o dia 19 de janeiro, também tratando da cultura popular da cidade. O tema "Muito Prazer, sou tradição" surgiu pelo sucesso da Mostra Sesc Cariri de Culturas, de 2017, que valorizou os grupos do Município. "A gente escolhe um tema a ser debatido, mas não quer dizer que todas atividades serão dentro dele. Mas isso tem o objetivo de resgatar a cultura para uma faixa etária que ainda não conhece", garante a supervisora de Lazer e Recreação da Unidade, Jorrayna Mascarenhas.

Para isso, o Sesc de Juazeiro irá realizar oficinas de artesanato, reisado e lapinha, além das atividades recreativas, cinema infantil e, no dia de encerramento, apresentação do Reisado Renascer, que conta com crianças e jovens. Por lá, ainda restam poucas vagas. As inscrições podem ser feitas na Unidade, que fica vizinho a Igreja Matriz.

Atividade física

Para a empresária Simonely Santos, mãe da pequena Ana Sonaly, 8, a colônia de férias serve para incentivar a filha a praticar exercícios físicos. Há dois anos, a criança participa das atividades do Sesc, em Crato. "Isso é primordial para ela, que gosta de brincar. Também é bacana porque faz amizade com outras crianças, participa de atividades lúdicas", acrescenta.              (Diário do Nordeste)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.