Cópia da certidão de batismo de Padre Cícero. FOTO: Reprodução-Redes sociais
Os professores, memorialista e pesquisadores Daniel Walker e Renato Casimiro, encontraram uma cópia da certidão de batismo do Padre Cícero Romão Batista após intensa pesquisa na internet. O documento revela que o nascimento de Cícero Romão Batista foi em 23 de março de 1844 e não dia 24.

A informação é de Daniel Walker, que expôs o documento nas redes sociais na noite dessa terça-feira (9). De acordo com Walker, que é estudioso da vida e obra de Padre Cícero, ele estava juntamente com o também memorialista Casimiro "(...) querendo encontrar o documento histórico fazia tempo (...)", e depois que achou compartilhou em seu perfil do Facebook.

O documento é o registro do batismo do Padre Cícero na forma como está escrito no Livro de Batismo da Paróquia de Nossa Senhora da Penha, em Crato.  O documento revela que o Padre Cícero nasceu mesmo no dia 23 de março de 1844, apesar de que seu aniversário seja comemorado, desde a infância, no dia 24 de março.

De acordo com a publicação de Daniel Walker, não se tem relatos sobre o motivo de ser comemorado o aniversário do santo dos nordestinos um dia após a data que de fato nasceu.

Renato Casimiro e Daniel Walker são responsáveis por pesquisar e resgatar a história de Juazeiro do Norte, bem como do Padre Cícero. FOTO: Reprodução-Site Cariri Cangaço
No documento está descrito que "Cícero é filho legítimo de Joaquim Romão Batista Meraíba e de sua mulher Joaquina Ferreira Castão. Nasceu em vinte e três de março de 1844 e foi batizado pelo pároco solenemente com santos óleos nesta cidade do Crato em oito de abril do mesmo ano. Foram seus padrinhos o avô paterno Romão José Batista e Antônia Maria de Jesus, do que para constar mandei fazer este assento em que me assino".

O Livro de Batizados é assinado por Manuel Joaquim Aires do Nascimento, registrado na folha 61 em Crato de 1843 a 1845.

A nova busca da dupla deve ser sobre os registros da beata Maria de Araújo.  De acordo com eles, o site www.familysearch.org é muito bom para se pesquisar nascimento, casamento e óbito.                    (Site Miséria)

Post a Comment