Publicado no site do Museu Field de História Natural os trabalhos de pesquisadores da Universidade Regional do Cariri (URCA), e outras instituições, contendo 130 espécies de plantas e flores da área da Floresta Nacional do Araripe (Flona – Araripe). As imagens do material identificado também foram replicadas no perfil do facebook do museu, destacando a riqueza da flora da floresta.

O trabalho faz parte de um apanhado de amostras identificadas na Flona - Araripe, de pesquisas realizadas pela Universidade Regional do Cariri (URCA), elaborado pelos pesquisadores Arlene Pessoa, Antônio Carlito B. dos Santos, Marcos Aurélio dos Santos, Ana Cleide Moraes Mendonça, Rubens Queiroz, Rayane Ribeiro e Maria Iracema Loiola. Além da URCA, por meio do HCDAL, estiveram envolvidas nas pesquisas as Universidades Federal da Paraíba (UFPB), Ceará (UFC) e Rural de Pernambuco (UFRPE).

O Museu Field de História Natural está situado na cidade de Chicago, Illinois, nos Estados Unidos, localizado no Grant Park e às margens do Lago Michigan. É um dos mais importantes na área no mundo, com relevantes coleções em exposição.

Na publicação é destacado o histórico área de Flona, que cobre uma área de 38,919 hectares nos municípios de Barbalha, Crato, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Abriga três tipos de vegetação: Savannah (cerrado), Savannah-Estépica (carrasco) e floresta sazonal perene (floresta úmida).

O guia destina-se a servir como ajuda para investigadores e não especialistas interessados em explorar a flora semiárida brasileira, protegida nesta floresta nacional, fundada em 2 de maio de 1946, e localizada na região sul do Estado do Ceará. É a mais antiga o do Brasil.

Os organizadores do trabalho destacam a iniciativa da publicação e esperam que o guia acelera o processo de identificação das espécies e reforce a fundação para planos de gestão rigorosos e uma conservação eficaz da área. A equipe parabenizou a Professora Maria Iracema Loiola e ao grupo de autores: Maria Arlene P. Da Silva, Antônio Carlito B. Dos Santos, Marcos Aurélio F. Dos Santos, Ana Cleide a. Morais-Mendonça, Rubens T. De Queiroz, Rayane de. Ribeiro da Universidade Regional do Cariri-Urca, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade Federal do Ceará (UFC).


Acesse link: http://fieldguides.fieldmuseum.org/pt-br/guias/guia/989

Post a Comment