Header Ads

Riqueza da flora do Araripe é publicada no guia do Museu Field de História Natural, em Chicago, nos EUA

Publicado no site do Museu Field de História Natural os trabalhos de pesquisadores da Universidade Regional do Cariri (URCA), e outras instituições, contendo 130 espécies de plantas e flores da área da Floresta Nacional do Araripe (Flona – Araripe). As imagens do material identificado também foram replicadas no perfil do facebook do museu, destacando a riqueza da flora da floresta.

O trabalho faz parte de um apanhado de amostras identificadas na Flona - Araripe, de pesquisas realizadas pela Universidade Regional do Cariri (URCA), elaborado pelos pesquisadores Arlene Pessoa, Antônio Carlito B. dos Santos, Marcos Aurélio dos Santos, Ana Cleide Moraes Mendonça, Rubens Queiroz, Rayane Ribeiro e Maria Iracema Loiola. Além da URCA, por meio do HCDAL, estiveram envolvidas nas pesquisas as Universidades Federal da Paraíba (UFPB), Ceará (UFC) e Rural de Pernambuco (UFRPE).

O Museu Field de História Natural está situado na cidade de Chicago, Illinois, nos Estados Unidos, localizado no Grant Park e às margens do Lago Michigan. É um dos mais importantes na área no mundo, com relevantes coleções em exposição.

Na publicação é destacado o histórico área de Flona, que cobre uma área de 38,919 hectares nos municípios de Barbalha, Crato, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Abriga três tipos de vegetação: Savannah (cerrado), Savannah-Estépica (carrasco) e floresta sazonal perene (floresta úmida).

O guia destina-se a servir como ajuda para investigadores e não especialistas interessados em explorar a flora semiárida brasileira, protegida nesta floresta nacional, fundada em 2 de maio de 1946, e localizada na região sul do Estado do Ceará. É a mais antiga o do Brasil.

Os organizadores do trabalho destacam a iniciativa da publicação e esperam que o guia acelera o processo de identificação das espécies e reforce a fundação para planos de gestão rigorosos e uma conservação eficaz da área. A equipe parabenizou a Professora Maria Iracema Loiola e ao grupo de autores: Maria Arlene P. Da Silva, Antônio Carlito B. Dos Santos, Marcos Aurélio F. Dos Santos, Ana Cleide a. Morais-Mendonça, Rubens T. De Queiroz, Rayane de. Ribeiro da Universidade Regional do Cariri-Urca, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade Federal do Ceará (UFC).


Acesse link: http://fieldguides.fieldmuseum.org/pt-br/guias/guia/989

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.