A Secretaria de Saúde do Crato por meio do setor de Imunização comunica a população que a vacina contra a febre amarela está disponível no Centro de Especialidades (Posto da Grota) nas terças e sextas feiras. No entanto, na próxima semana será somente na sexta-feira.

Segundo a coordenação de imunização existem critérios e contra indicações em relação a vacina, que são muito importantes e precisam ser seguidas. A exemplo de pessoas que precisam viajar para áreas endêmicas e indivíduos portadores de HIV/aids, Lupús, e pacientes em tratamento de câncer. (Informações no site: 
crato.ce.gov.br/_site/imagens/noticias/781-1.jpg)

Tais normas estão pré definidas com o objetivo de cuidar da saúde de quem deseja e/ou precisa se imunizar.

A vacina contra febre amarela é aplicada via subcutânea, na região do braço. O efeito protetor ocorre a partir do décimo dia depois de tê-la tomado e garante imunidade por pelo menos 10 anos. Ela age estimulando o organismo a produzir sua própria proteção contra o vírus.

É importante salientar que a vacina é disponibilizada para pessoas a partir de 9 meses de idade até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Quem tem acima de 60 anos necessita de atestado médico para se imunizar. Se já tem uma dose de vacina o indivíduo é considerado imunizado.

Post a Comment