Fixada no calendário cultural da cidade do Crato e da Região do Cariri, a Festa da Santa Cruz da Baixa Rasa chega a sua 104ª edição em 2018, no próximo dia 25 de janeiro.

Tombado em 2015, por lei municipal, como Patrimônio Cultural e Imaterial, o evento terá início às 7h com concentração de fiéis em frente à Capela do Lameiro, seguido da missa às 9h e posterior cavalgada. Entre as apresentações culturais da festa, estão o Reisado do Mestre Aldenir, a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto e a Lapinha da Mestra Zulene.

O Secretário de Cultura do Crato, Wilton Dedê esteve ontem, 9, na Chapada do Araripe, local onde é realizada a festa, junto dos parceiros, Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial Brito Júnior; O Diretor do Demutran Daniel Aquino e Verônica Maria Figueiredo, Chefe da Flona Araripe-Apodi, para juntos moldarem a programação desse dia especial onde se celebra a fé nordestina.

Ao todo, são esperadas mais de 2.000 pessoas para a festividade, dentre estas 500 vaqueiros. Há mais de 100 anos a festa reconta a história de coragem e fé do vaqueiro que passava pela região montado em seu cavalo, quando se perdeu na Chapada do Araripe. Pedindo ajuda aos céus, o homem parou para descansar e rezou para que alguém aparecesse. Os mais velhos contam que ele ficou perdido por dias e apenas em seu último sopro de vida foi notado por outros vaqueiros que ali passavam. Infelizmente, era tarde demais. O vaqueiro foi enterrado ali mesmo, junto de seu cavalo. Hoje, ao redor de seu túmulo, milhares de devotos fazem suas preces no intuito de homenagear sua fé e pedir milagres ao Criador.

Post a Comment