UNAB e Agroamigo tem reunião na Associação do Sítio Macaúba, para tratar de apoio a comunidade, por meio do Agente de Microcrédito.

A UNAB – União das Associações de Barbalha e o Banco do Nordeste com a carteira de crédito do Programa Agroamigo, estão convidando todos os agricultores do Sítio Macaúba e os demais sítios circunvizinhos, para participarem de importante reunião na próxima segunda-feira, dia 15 de janeiro, a partir das 08h30 da manhã, na sede da associação do Sítio Macaúba.

Essa será a primeira de muitas outras reuniões da UNAB e o Agroamigo com as comunidades rurais de Barbalha neste ano de 2018, nesse trabalho que vem sendo realizado pelo presidente da UNAB, Zé de Lurdinna.

O Agroamigo é o Programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste que tem como objetivo melhorar o perfil social e econômico do(a) agricultor(a) familiar do Nordeste e norte de Minas Gerais e Espírito Santo, cuja operacionalização conta com a parceria do Instituto Nordeste Cidadania (INEC).

Tem como característica a presença nas comunidades rurais por meio dos Agentes de Microcrédito e atende, de forma pioneira no Brasil, a milhares de agricultores(as) familiares, enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), com exceção dos grupos A e A/C. A metodologia inovadora do Agroamigo impulsiona a sustentabilidade dos empreendimentos rurais, a equidade de gênero no campo, a inclusão financeira dos agricultores(as) familiares e a redução de desigualdades.

As melhorias introduzidas pelo Programa abrangem:

Conceder crédito orientado e acompanhado, de forma gradativa e sequencial.

Atender aos clientes na própria comunidade, por meio do Agente de Microcrédito.

Expandir, de forma quantitativa e qualitativa, o atendimento com redução de custos para o cliente.

Agilizar o processo de concessão do crédito.

Promover a inclusão financeira do(a) agricultor(a) familiar e seu acesso aos produtos e serviços do Banco.

Sensibilizar os(as) agricultores(as) familiares quanto à importância da educação financeira.

Conscientizar os (as) agricultores (as) quanto à necessidade de exploração sustentável do meio ambiente.                     (Diário do Cariri)

Post a Comment