Bloco dos Mascarados fará apresentação no Carnaval Cultural
nesta segunda. FOTO: Augusto Pessoa
O bloco “Que Bicho é Esse”, formado por um tipo de personagem que tradicionalmente é conhecido como o “Cão do Reisado” participará do Carnaval Cultural de Juazeiro do Norte. A apresentação do grupo acontecerá nesta segunda-feira, 11, no Polo da Folia, no Teatro Marquise Branca. Ele é formado por garotos e garotas que, geralmente, se apresentam nos quilombos (que são grandes cortejos realizados pelos grupos de reisados) durante o período de Reis, anualmente entre os dias 25 de dezembro e 06 de janeiro. 

Os personagens são caracterizados por roupas pretas e máscaras assustadoras e considerados o lado profano das brincadeiras que louvam o nascimento do Menino Jesus, ano após ano.

O bloco nasceu de uma proposta do Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier, da Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, com o objetivo de construir um bloco carnavalesco reunindo esses personagens. Desde o mês de janeiro acontecem os ensaios, onde estão sendo criadas coreografias embaladas pelos sons característicos dos tambores que costumam acompanhar essa manifestação da tradição popular pelas ruas de Juazeiro do Norte.

A Diretora do Núcleo Marcus Jussier, Maria Gomide, explica que a Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte está reconhecendo a importância desses personagens presentes na Cultura Popular de Juazeiro do Norte, dando continuidade a um trabalho de preservação, através da reflexão de um caminho de construção de um trabalho que possa dar valorização aos reais significados da cultura local. Ela acredita que o carnaval é um momento propício para fazer um trabalho ligado com esses mascarados. “Olhamos para o entremeio (o cão) com uma nova manifestação de cultura. Essa é a primeira vez que eles estão sendo olhados como uma manifestação cultural”, afirma Maria Gomide.

Em Juazeiro do Norte existe uma grande quantidade de jovens, homens e mulheres, que se identificam com essa figura dos mascarados. Ao longo dos anos, esse personagem foi se multiplicando durante as festividades no período das festas de reis. Eles se apresentam tradicionalmente em alguns quilombos (grandes cortejos envolvendo grupos de reisados que percorrem as ruas durante o período de Reis), formando, muitas vezes, aglomerados com até 200 mascarados, com suas roupas características e estalando de forma estridente seus chicotes.

Programação
O Carnaval Cultural de Juazeiro do Norte teve início no último sábado, dia 10, com o encontro dos blocos, apresentação de músicas tradicionais do carnaval e marchinhas pela Banda de Música, participação de Djs, Escola de Samba e show da banda Sol na Macambira. Nesta segunda, a programação segue com oBloco dos Mascarados, Concurso de Máscaras, Banda Tiro Certeiro, Banda de Música e DJs, no Teatro Marquise Branca, a partir das 16 horas.


Nesta terça-feira, acontece o encerramento do I Carnaval Cultural, com DJs, Maracatu Nação Cariri, Afoxé Mãe Teta, Kariri Brega Style e Banda de Música, às 16 horas.

Post a Comment