Uma equipe de jornalistas da Agência Brasil, está em Juazeiro do Norte para a realização de uma reportagem para a série “Vidas secas no país das águas”. A produção é vinculada a Empresa Brasileira e Comunicação (EBC) e faz parte dos trabalhos para o Fórum Mundial das Águas que este ano acontecerá no Brasil.

O trabalho tem o objetivo de mostrar as diferenças de cada região do país sobre os recursos hídricos. A série de reportagens também foi motivada pela passagem dos 80 anos da publicação do livro “vidas secas”, de Graciliano Ramos. A equipe da EBC deseja refazer a ‘‘rota da seca’’ que é descrita no livro e mostrar como está o sertão oitenta anos após a publicação do livro.

Dois jornalistas, Luiz Cláudio e Gustavo Gomes, estão captando imagens e realizando entrevistas pela cidade, mostrando como no meio do sertão, Juazeiro do Norte e a região do Cariri conseguem manter uma enorme área verde, a agricultura e a pecuária. O Secretário de Agricultura e Abastecimento, Romão França, ofereceu total apoio aos jornalistas e tornou-se um mediador entre a produção da reportagem e entidades como a Ematerce, Coger, Sisar e a Seagri.

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, foi um dos entrevistados e explicou como funciona o abastecimento d’água no município e os trabalhos que são desenvolvidos na agricultura e na pecuária. Destaca-se na fala do Prefeito a importância que ele deu ao uso racional deste recurso que é de suma importância para a sobrevivência de todos.


Quem se interessar e quiser assistir o trabalho, pode acessar as reportagens pelo seguinte link: http://www.ebc.com.br/especiais-agua/, ao todo serão 10 reportagens, duas já foram exibidas.

Post a Comment