Procissão de Candeias encerra ciclo das grandes romarias em
Juazeiro do Norte, nesta sexta-feira (02). FOTO: Samuel Macedo
Uma multidão nas ruas de Juazeiro do Norte encerra, nesta sexta-feira, dia 02, a festa em louvor à Nossa Senhora das Candeias, considerada uma das mais belas manifestações religiosas do Brasil. Mais de 80 mil pessoas estarão nas ruas, a partir das 17h30, na Igreja do Socorro, de onde sairá a imagem no andor, em cortejo pelas ruas. A tradição durante o percurso é o uso de velas acesas, transformando a procissão num grande cordão de luz.

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, parceria na organização desse grande evento, convida a população juazeirense e do Cariri para participar da grande procissão de encerramento. Haverá missa e benção das velas, a partir das 17h na igreja do Socorro. O Prefeito Arnon Bezerra participa do cortejo de encerramento e das celebrações.

Iniciada no último dia 29, a Romaria das Candeias, mesmo abrindo o ano com romaria, encerra o ciclo das grandes romarias de Juazeiro do Norte, que começa em setembro, com a Romaria à Mãe das Dores. Para garantir a organização e segurança nas festividades em adoração à Nossa Senhora das Candeias, a Prefeitura, em ação integrada entre as Secretarias, promoveu serviços de atendimento, saúde e entretenimento, segurança e equipes de limpeza e fiscalização 24 horas nas ruas, buscando acolher bem os romeiros que visitam a cidade.

Ações Integradas
Orientados pelo Prefeito Arnon Bezerra, para desenvolver um trabalho integrado os setores de transportes, segurança, desenvolvimento social e saúde receberam reforço com atuação dos profissionais das respectivas áreas. Com 05 pontos de atendimento aos romeiros, a Secretaria de Saúde buscou garantir o bem-estar dos visitantes. A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos atuou na organização do comércio informal, no intuito de desobstruir as vias públicas e melhorar o acesso de pedestres e veículos de emergência. A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania esteve de forma intensiva com equipes do Demutran e da Guarda Civil, de forma a garantir a segurança dos romeiros e pedestres.

Serviços
A Secretaria de Turismo e Romaria (Setur) realizou serviços de orientação e assistência, além de entretenimento, no intuito de garantir o bem-estar e possibilitar aos visitantes boas recordações. A secretaria coordenou o projeto Agentes de Romaria, que prestou serviços de informação e atendimento aos romeiros, com a distribuição de mais de 5 mil manuais do romeiro, para auxiliar os visitantes durante a estadia. O manual também continha informações sobre serviços realizados pelo Município e os principais pontos turísticos de Juazeiro do Norte.

Atrativos

Os Cenários de Fotografia e o City Tour foram outros serviços voltados ao entretenimento e fortalecimento do turismo local, que possibilitou a interação do público romeiro com a cidade. O Secretário da Setur, Junior Feitosa, ressalta a importância das romarias para o desenvolvimento da cidade, fomentando os setores de comércio, serviços e hotelaria. “É indiscutível a importância da romaria não só para o desenvolvimento de Juazeiro do Norte, mas de todo o Cariri. A Gestão Municipal do Prefeito Arnon Bezerra, tem buscado fortalecer ainda mais a romaria de Candeias e garantir uma estadia agradável e segura para os turistas que estiveram por aqui”, ressaltou o Secretário.

Post a Comment