Bandeira é devolvida após ser furtada do mastro do
Pau da Bandeira de Santo Antônio em Barbalha.
FOTO: George Wilson
Foi encontrada essa semana e devolvida na tarde desta quarta-feira (21), a bandeira que enfeitou o mastro do tradicional Pau da Bandeira de Santo Antônio em Barbalha no ano de 2017. A funcionária pública Eliza Garageiro foi quem recebeu a peça e prontamente devolveu aos seus donos.

A pintura em tecido de um metro e meio quadrado sumiu em meados do mês de janeiro, devido fortes chuvas e ventos, que por consequência fez que com que ela caísse do mastro. Segundo relatos de moradores, alguém viu o ocorrido e recolheu a bandeira, não notificando nem a artista que confeccionou a peça, nem a paróquia matriz de Santo Antônio.

Moradores e pessoas envolvidas com os festejos ao santo fizeram uma busca e tentaram levantar possíveis suspeitos do furto, sendo que até chegaram a anunciar por várias vezes em missas da Paróquia de Santo Antônio para que quem tivesse achado a bandeira, a devolvesse.

Sandra Sobral, a artista que confeccionou a bandeira símbolo da tradicional festa religiosa, é também a guardiã das bandeiras de Santo Antônio dos anos anteriores, na qual a mesma pretende doa-las para o futuro museu da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, que deve reunir objetos e relíquias que rememoram esta tradição, que é patrimônio imaterial tombado pelo IPHAN.

Segundo o filho da própria artista que confeccionou a peça, Neto Sobral, esta é a segunda vez que uma bandeira some depois da ocasionalidade de uma queda do mastro onde ela é erguida. No entanto, apenas esta até hoje foi devolvida.    (Portal Badalo)

Post a Comment