Cariri registra boas chuvas e fevereiro encerra com
índices acima da média esperada.FOTO: Arquivo-André Costa
O Cariri fechou o mês de fevereiro de 2018 com chuvas acima da média esperada. Os dados fazem parte do relatório mensal da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), e apontam índice de 295,2 mm de chuva, um dos melhores períodos desde 2007. 

O órgão diz ainda que além do índice de chuva, o Cariri alcançaram desvio positivo expressivo, com 76,9% acima da normal climatológica.

O supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, meteorologista Raul Fritz explica que as áreas com maiores volumes médios observados são, geralmente, mais beneficiadas com os sistemas meteorológicos que atuam neste início de Quadra Chuvosa no Estado, porém, em fevereiro deste ano, o impacto foi bem maior.

BONS NÚMEROS NO SUL

É no Cariri que encontra-se uma das mais importantes Bacias Hidrográficas do sul do Ceará, a Bacia do Salgado, que abriga rios e pequenos açudes que contribuem para o aporte de água do Castanhão, principal reservatório do estado.

A Bacia do Salgado engloba 14 açudes públicos geridos pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) e encontra-se com 10,09% de sua capacidade. Apesar de bons resultados, ainda é necessário que a região receba precipitações de forma constante.

O conjunto de reservatórios conta com amplitude de águas superficiais de 447,41 milhões m³ e engloba quase todos os municípios do Cariri.

“Houve um início de aporte, porém as chuvas ainda não foram suficientes para aquilo que é necessário, porém, o início da Quadra Chuvosa é bem positivo. Temos condições para o mês de março receber chuvas significativas”, explica Fritz.               (Site Miséria)

Post a Comment