Estação da Rffsa em Juazeiro do Norte deverá ganhar
Centro Histórico em breve. FOTO: Cid Elton

A estação da Rede Ferroviária Federal (Rffsa) em Juazeiro do Norte, poderá se transformar em um Centro Cultural com atrações que incluem bares, cafeterias e galerias de arte instaladas dentro de antigos vagões de trem. 

O projeto foi apresentado pela Secretaria de Cultura (Secult) durante reunião em Fortaleza nos dias 27 e 28 de fevereiro ao Sindicato da Rffsa e ao engenheiro aposentado da antiga estatal, o memorialista Hamilton Pereira

De acordo com a secretaria, ainda faz parte do plano a criação do Museu do Trem, um espaço de exposição permanente que contará a história da estação ferroviária, inaugurada pelo Padre Cícero em 1926.

O prédio da estação passa atualmente por avaliação de uma equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), com acompanhamento da Secult. A ideia é realizar uma restauração arquitetônica da edificação, resgatando e preservando aspectos originais desde a sua inauguração, diz a prefeitura.

O ponto alto do projeto, no entanto, deverá sera utilização de vagões de trens antigos como espaço de convivência no Centro Cultural. A novidade prevê instalação de cafeterias, bares e espaço para exposições de arte e realização de atividades artísticas e culturais.

Para tanto, a secretaria deverá pleitear junto ao Metrô de Fortaleza (Metrofor) e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a doação de vagões e locomotivas.              (Site Miséria)

Post a Comment