A pedido da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial do Município do Crato, foi realizada na manhã da última quarta-feira, 7, na Câmara Municipal, audiência pública onde foi apresentado à sociedade, um estudo de propostas para a criação de uma Unidade de Conservação Municipal na encosta da Chapada do Araripe.

O projeto é uma parceria entre Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial do Crato; Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, e Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos – Aquasis. A audiência contou com a participação da SAAEC, Universidade Regional do Cariri (URCA), e com presença do vereador Amadeu de Freitas e da sociedade civil.

De acordo com o secretário Brito Junior, o projeto tem o objetivo de contribuir para uma efetiva proteção e conservação que possibilite o desenvolvimento econômico sustentável, valorizando econômica e socialmente a diversidade biológica e abrangendo o maior número possível de ecossistemas naturais existentes nesse território.

O técnico da Aquasis, Weber Andrade, comandou a apresentação da proposta de criação da Unidade de Conservação, que conta com uma área de estudo inserida no município do Crato. Segundo ele, o projeto pretende dar prioridade a um trabalho comprometido de preservação ambiental. “Esse momento é a construção de um trabalho de consciência social, isso é um começo de uma efetiva conservação do meio ambiente”.

Na oportunidade, Brito Junior comunicou à população que a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial do Crato estará realizando no próximo dia 21 de março, um seminário na sede do Geopark Araripe, que contará com a participação da Secretaria de Meio Ambiente do Estado – SEMA, além da superintendência da SEMACE e a superintendência do IBAMA, para tratar com outros 25 municípios da Região do Cariri sobre assuntos relacionados ao Selo Verde. Na ocasião, será assinado o decreto da criação da Unidade de Conservação Municipal na encosta da Chapada do Araripe.

Post a Comment