O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria das Cidades, em parceria com as nove cidades da Região Metropolitana do Cariri (RMC) realizou, na manhã de ontem, 07, neste Município, Oficina do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Cariri. O encontro aconteceu no auditório da Universidade Regional do Cariri (URCA), campus Crajubar, em Juazeiro do Norte e contou com representatividade da administração municipal.

O Secretário de Administração e Finanças, Evaldo Soares, representou, na ocasião, o Prefeito Arnon Bezerra. O objetivo foi captar informações junto aos gestores municipais para a elaboração do diagnóstico da região, buscando aproximar os municípios que fazem parte deste grupo. Esse trabalho é desenvolvido a partir de uma metodologia de integração que viabiliza o debate e permite os agentes e gestores públicos proporem soluções concretas e estratégicas, a fim de buscar o planejamento e desenvolvimento integrado do território em questão.

A abertura dos trabalhos contou com a fala do Secretário das Cidades do Estado, Jesualdo Pereira. Estiveram presentes também representantes da Secretaria de Administração e Finanças (Seafin), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inovação (Sedeci), e a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania (Sesp), representada pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

Audiências públicas
“Após a elaboração do diagnóstico, será levantado junto com a sociedade, através de audiências públicas, um plano de desenvolvimento integrado para posteriormente ser transformado em projeto de lei e encaminhado à Assembleia Legislativa. Com isso, fica obrigado às gestões estadual e municipais se integrarem em ações que venham a resolver esses problemas”, destacou Evaldo Soares.

O referido Plano busca também não apenas a capitação de recursos, mas o desenvolvimento de toda essa região de maneira sustentável e integrada, detectando os problemas que existem para que a região possa realmente atender as necessidades e os anseios da população, no que tange a questão ambiental, como o saneamento básico, mobilidade urbana, saúde, e etc. Espera-se que futuramente este trabalho fomente a atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) desta municipalidade.

Post a Comment