Faleceu nesta terça-feira (13) e entrou para a história como um dos mais brilhantes políticos e comerciantes do município de Nova Olinda, o assareense José Gualberto Sobrinho que é mais conhecido por 'Zeca Leal'. Também chamado carinhosamente de "Seu Zeca" o comerciante e político tinha uma vida muito reservada a família e a igreja católica da qual foi presidente da Ordem dos Vicentinos no município ao qual escolheu para viver, empreender e constituir família. 

No ano de 2010, o Jornal A Pronúncia em edição única na internet em um blog em comemoração aos 53 anos de emancipação política de Nova Olinda contou a história de vida deste homem simples que teve uma forte importância política, social, religiosa e econômica desde o processo de emancipação do distrito em 1957.

Sob o título "Seu Zeca" a matéria conta esta história de vida, política, religião e amor.

Memória
José Gualberto Sobrinho, nasceu no dia 13 de julho de 1916 no sítio mocó em Assaré, filho do casal João Gualberto da Silva e Maria do Amarante Brandão de uma família de 18 irmãos. Aos 4 anos de idade foi morar na vila Piripiri no Piauí, retirante com os pais e os irmãos da seca de 1919. Retornou ao Ceará, sozinho, em 1945 para a cidade de Crato. Zeca Leal aprendeu o ofício de motorista em um caminhão pertencente ao tio Cicero Gualberto da Silva e graças a esta arte foi caminhoneiro transportando gesso entre Santana do Cariri e Crato. Assim, se estabeleceu na região. Mas os vínculos mais fortes com a cidade de Nova Olinda ocorreram depois que Zeca Leal conheceu uma moça da família Milfont do sítio Barro Alto, zona rural da pequena cidade.


Família
Casou-se com Ivanira Milfont Gualberto no natal de 1951. A união gerou três filhos homens e quatro mulheres. A primogênita Fátima Leal foi vice-prefeita e prefeita do município no período de 1992 a 1996 seguindo os passos do pai. Os demais filhos são: Sandra Milfont, João Bosco, José Gualberto, Dorian, Adélia e Zenira. Juntos, os sete filhos, lhes herdaram 20 netos e 12 bisnetos. 

Política 
Seu Zeca Leal foi vereador por duas legislaturas e presidente da câmara municipal e vice-prefeito entre 1977 a 1981 durante o inédito mandato de seis anos para prefeito. 

Profissão 
O ofício de caminhoneiro durou até Zeca Leal encorajar-se para voltar ao ramo comercial depois de uma tentativa frustrada com um irmão na juventude em Floriano no Piauí. Seu comércio na avenida Jeremias Pereira, no Centro, é atualmente de propriedade do filho João Bosco e leva a marca da família Leal em homenagem ao empreendedorismo do patriarca. 

Religião e voluntariado 
Zeca Leal foi um homem profundamente religioso, apegado as tradições e solidário. Católico fervoroso, costumava ir a missa religiosamente todos os domingos e algumas vezes durante a semana. Era dizimista. Junto a esposa dona Ivanira (ministra da eucaristia) fazia continuamente visitas às pessoas doentes que não podem se dirigir até as igrejas levando a comunhão, oração, companhia, atenção e carinho. 

Esse ofício foi interrompido com a morte da dona Ivanira aos 89 anos no ano passado quando o casal já havia celebrado os 65 anos de casamento ininterruptos “sempre um ao lado do outro” como o seu Zeca revelou ao Jornal Extra. A história de amor e cumplicidade do casal tomou as páginas de vários veículos de comunicação em Jornais, Rádios e Tv’s.

Até que a morte os separe
Todos queriam saber como um amor poderia durar tanto tempo. “Amor e Cumplicidade” é o segredo disse seu Zeca ao Jornal A Pronuncia em 2010 e depois confirmou para o Extra “Amor e Bom Humor” no ano passado. 

A luz que se apaga 1 ano depois 
O certo é que a única separação certa do casal aconteceu há exato um ano do falecimento da dona Ivanira ocorrido em 13 de Março de 2017. 

Na matéria especial para A Pronúncia em 2010 o seu Zeca disse apaixonadamente: “Ivanira é uma luz na minha vida”. 

Parece que seu Zeca não aguentava mais viver na escuridão que a falta dela fazia.                                      (Blog ranilsonsilva.com)

Post a Comment