FOTO: Samuel Macedo
Em reunião com os Secretários Municipais, nesta segunda-feira, 26, o Prefeito Arnon Bezerra recebeu o segundo relatório de viabilidade da Parceria Púbico e Privado (PPP) de Juazeiro do Norte Cidade Inteligente. Esse relatório faz parte do estudo desenvolvido pela SPIn (Soluções Públicas Inteligentes), e é acompanhado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci), com o objetivo de desenvolver um projeto que viabilizará a utilização de tecnologias avançadas para melhorar o oferecimento de serviços público e infraestrutura municipal.

Utilizar a tecnologia e conectividade para o planejamento e gerenciamento da cidade, de forma a facilitar atividades cotidianas e melhorar qualidade de vida, é um dos objetivos da cidade inteligente.  O estudo apresentado aos Gestores Municipais tem como foco transformar Juazeiro do Norte em uma Smart City, a partir dos investimentos e serviços contemplados na PPP.

Pioneirismo
A Smart City é uma resposta à evolução dos centros urbanos, e na prática colabora com o crescimento de vários setores como saúde, educação, turismo e desenvolvimento econômico. De acordo com o Secretário da Sedeci, Michel Araújo, o estudo apresentado foi um direcionamento das possibilidades de desenvolvimento do Município, através do uso de tecnologia, capaz de beneficiar a população com implantação de políticas públicas.

“Juazeiro do Norte está tendo a possibilidade de se tornar referência Nacional em Cidades Inteligentes, obedecendo às Principais considerações como Normas ISO, Marco Regulatório da Ciência, Tecnologia e Inovação, Plano Nacional de Cidades Inteligentes e Cartilha do BNDES de Cidades Inteligentes”, ressalta o Secretário.

O Projeto 
Essa é a segunda etapa do estudo que teve início em janeiro de 2018. Nela foram apresentadas ações que impactarão de forma positiva o cotidiano do Município. Na apresentação do relatório o Diretor da SPIn, Vitor Amuri, aprofundou-se sobre como as tecnologias serão utilizadas pela iluminação pública, segurança e turismo. “Acredito na potencialidade de Juazeiro do Norte em se tornar uma Smatr City. Com o seu forte potencial do turismo religioso, essa será uma experiência única ao se utilizar tecnologia para guiar os turistas”, afirma.

Na segurança pública o projeto contempla o vídeo monitoramento e a utilização de lâmpadas de LED dotadas de sistema de telegestão. A medida dará mais segurança para a população, além de reduzir em até 52% (cinquenta e dois por cento) o consumo energético do Município.

Com um olhar visionário, o Prefeito Arnon Bezerra comemora a iniciativa e ressalta a importância dos demais municípios do Cariri compartilharem desse projeto. “A nossa preocupação é justamente aumentar o desenvolvimento da nossa região. Garantir a melhoria dos serviços públicos, para que a gente possa apresentar à população uma maior qualidade de vida. Através deste trabalho, estamos tendo uma grande perspectiva de adequação da nossa realidade para um futuro melhor”, finaliza.                (Assessoria de Comunicação)

Post a Comment