Em 2017, o Estado possuía 90.544 alunos no ensino médio.
FOTO: Saulo Roberto

Um total de 16.897 estudantes da rede pública estadual garantiram o ingresso em instituições públicas e privadas no ano passado. Em 2016, o número chegou a 13.516. O acompanhamento foi feito pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc). Em 2017, o Estado possuía 90.544 alunos no ensino médio. Os aprovados representam 18,6% do total. O governador Camilo Santana apresentou os dados do estudo em solenidade com alunos de diversos municípios no Palácio da Abolição.

"Os alunos entraram em cursos importantes como medicina, engenharia, odontologia. No passado, só quem tinha capacidade de ter acesso aos grandes cursos do Estado era quem estudava em escolas particulares. Ontem, mesmo fomos homenageados com uma comenda em educação. Acreditamos que esse é caminho para reduzir violência, entre outros problemas", declarou o governador.

O jovem de 18 anos, José Valmir dos Santo Filho, natural de Sobral, entrou na E.E.E.P Dom Walfrido Teixeira Viera para cursar o ensino médio integrado no curso técnico de enfermagem, em 2015. No ano passado, o jovem conseguiu aprovação em duas universidades públicas. Uma vaga no curso de enfermagem na Universidade Vale do Acaraú (UVA) e a outra em medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC), em Sobral.

"O curso de medicina foi algo que foi me interessando ao longo do ensino médio. O contato com o curso técnico contribuiu bastante, principalmente, durante o estágio", contou o novo universitário.              (Diário do Nordeste)

Post a Comment