Um encontro em favor de mudanças significativas voltadas a um dos maiores patrimônios do Cariri. O “Seminário Lira Nordestina: Diagnósticos e Atualizações”, realizado no último dia 22 de março, reuniu estudiosos para debater alternativas de preservação e manutenção da Gráfica Lira Nordestina.

O evento, que integrou a programação da 36ª Semana Padre Cícero, foi realizado por meio da parceria da Universidade Regional do Cariri (URCA) Secretaria de Cultura e Fundação Memorial Padre Cícero, de Juazeiro do Norte, contando com a participação da Associação dos Xilógrafos do Cariri (Axarca).

A Lira é um equipamento cultural vinculado a Pró-reitoria de Extensão da URCA e é uma referência nacional do cordel e da xilogravura. A Gráfica possibilitou a circulação e popularização dos folhetos de literatura principalmente no Nordeste e no Brasil.

O Seminário teve objetivo pactuar uma parceria entre a Universidade e a Prefeitura para desenvolvimento das ações na Lira Nordestina, que atualmente funciona no prédio do Centro Multifuncional do Cariri “Vapt Vupt” e está sob a gestão municipal.

Carta de Pactuação
Uma “carta de pactuação em prol da Lira Nordestina” foi elaborada durante o evento. No documento, as entidades participantes se comprometem a definir um plano de ações que dará novas perspectivas ao trabalho desenvolvido no equipamento. De acordo com a Presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, instituição anfitriã e organizadora do evento, Cristina Holanda, uma série de encontros serão realizados entre as partes envolvidas para se definir esse plano. A perspectiva que esse trabalho esteja pronto ainda no primeiro semestre de 2018.

O Reitor da URCA, Patrício Melo, afirmou que o Seminário entrará para o calendário oficial das ações acadêmicas da URCA em parceria com as Secretarias de Cultura de Juazeiro do Norte e do Estado do Ceará. Para ele, essa primeira edição foi uma oportunidade de discutir o nível de importância da Lira Nordestina e as possibilidades de geração de negócios que ela tem com os artistas que fazem parte do equipamento, na produção de cordéis e reedição de exemplares clássicos, da xilogravura e do artesanato, a partir de uma auto avaliação de cada entidade envolvida no processo.

Expansão
Um trabalho de expansão de todas as capacidades da Lira Nordestina é defendido pelo Reitor, inclusive o de pesquisa feito pela URCA e outras instituições de ensino superior da Região do Cariri e de outras partes do país. “A nova pactuação deixará clara a responsabilidade que cada entidade envolvida tem com a Lira Nordestina, inclusive o investimento financeiro que cada uma deve fazer”, ressalta.

Unesco
Uma das características que tornam o Cariri um território Unesco é o seu aspecto cultural e a Lira Nordestina é uma das lideranças na Região que expressam essa identidade. De acordo com Patrício Melo, o Georpark Araripe se agrega nesse pacto institucional para fortalecer a Lira Nordestina, apoiando financeiramente. A atuação do Geopark dá a possibilidade de ampliar o raio de atuação da gráfica, de modo que ela seja visualizada numa rede internacional que hoje envolve 130 territórios em 37 países dos cincos continentes. É uma ambição que já é real por já termos um território que é o Araripe Geopark Mundial da Unesco”, ressaltou o Reitor Patrício Melo.

Durante todo o dia aconteceram debates e palestras acerca da importância da gráfica Lira Nordestina enquanto patrimônio cultural e histórico da Região do Cariri. Entre palestrantes e debatedores estiveram a professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG – campus Cajazeiras), Rosilene Melo, o Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Patrício Melo, os pesquisadores Renato Casimiro, Renato Dantas, Geová Sobreira, Sandra Nancy Freire e os xilógrafos Abraão Batista e José Lourenço. Além deles, vários participantes contribuíram com críticas e sugestões para a reestruturação da gráfica, o que permitirá que as entidades desenvolvam ações pertinentes que garantam o funcionamento e o melhoramento do equipamento, que se encontra, atualmente, sob a responsabilidade da URCA.
(Assessoria de Imprensa)

Post a Comment