Header Ads

Quatro açudes cearenses sangram neste sábado (3)


Barragem do açude Colina, em Quiterianópolis, sangrou
neste fim de semana. FOTO: Arquivo pessoal
Açudes de quatro municípios cearenses estão sangrando neste sábado (3). Os reservatórios Caldeirões (Saboeiro), Germinal (Palmácia), Tijuquinha (Baturité) e Colina (Quiterionópolis) estão com volume em 100%. Outros dois, o Maranguapinho (Maranguape) e Tucunduba (Senador Sá), atingem capacidade acima de 90%.

Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), este mês é o que, normalmente, costuma chover mais no Ceará. A média histórica é de 203,4 mm, que corresponde a cerca de 25% de todas as precipitações do ano. Em fevereiro, primeiro mês da quadra chuvosa, dados indicaram que o volume registrado foi cerca de 30% acima da média.

Para março, o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, explica que as condições meteorológicas são favoráveis para a continuidade das precipitações, porém, para o todo trimestre que começa agora e vai até maio, há 35% de possibilidade para a categoria dentro da média e ainda 20% abaixo da média, além da maior chance (45%) de precipitações acima da normal climatológica.

Previsão
Para domingo (4), a previsão é de nebulosidade variável com eventos de chuva no centro-norte do Ceará. No sul, há possibilidade de chuva. Há nuvens sobre o estado do Ceará, principalmente no Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité e no Baixo Jaguaribe, devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).             (Diário do Nordeste)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.