A Secretaria Municipal de Saúde do Crato, comunica que estão disponíveis repelentes para as gestantes da cidade. O frasco será entregue a gestante que deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa. 

A Coordenadora da Assistência Farmacêutica no Crato, Erica Ricarte, avisa que tem repelente suficiente para todas as gestantes do nosso município, e que podem ser retirados dois frascos por mês. Contudo, é importante ressaltar que esse produto, que é entregue gratuitamente, oriundo do Ministério da Saúde, é destinado especialmente às grávidas, e é uma estratégia de prevenção de doenças causadas pelo Aedes aegypti, como dengue, chikungunya e zika vírus, objetivando, dessa forma, diminuir o nascimento de bebês com problemas de saúde congênitos, como a microcefalia (principal anormalidade associada ao zika).

Modo de Usar- De acordo com o Ministério da Saúde, a aplicação nas áreas do corpo que são expostas ao sol deve ser reforçada a cada dez horas, mas o uso de repelentes não deve ser a única medida a ser tomada para evitar a transmissão das doenças. A melhor maneira de se proteger contra o mosquito é eliminando seus criadouros. É importante que as gestantes adotem ainda medidas simples que possam evitar o contato com o Aedes aegypti, como se proteger da exposição de mosquitos, manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida, entre outras.

O que é Microcefalia?- Microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça e o cérebro da criança são significativamente menores do que os de outras da mesma idade e sexo. A microcefalia normalmente é diagnosticada no início da vida e é resultado do cérebro não crescer o suficiente durante a gestação ou após o nascimento.

Post a Comment