O embate sobre a questão dos limites territoriais dos municípios de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte, finalmente acabou. Uma reunião com membros da comissão que tratou sobe o assunto foi realizada nesta sexta-feira, dia 16, em Fortaleza. Os prefeitos das três cidades chegaram a um acordo sobre quais territórios pertencem aos seus respectivos municípios.

Foi acertado que o município de Barbalha cede à Juazeiro do Norte a área do Campo Alegre, em contrapartida Barbalha fica com o condomínio Cidades dos Cariris. A área do Distrito Industrial, no bairro Santa Rosa, já havia se resolvido em um acordo entre as cidades de Crato e Juazeiro.

No Cariri, a mediação foi feita pelos vereadores Thiago Esmeraldo (PP) e Demontier Agra (PPL), além do deputado estadual, Dr. Santana e Luiz Mourão, membro da comissão dos limites. Para Mourão, o estado ganha ao ser pioneiro no nível de precisão técnica nos limites intermunicipais, em uma margem cartográfica de 1 para 50 mil (1/50.000).

125 municípios já tiveram revisados seus limites territoriais, alinhado com os levantamentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os estudos estão em fase de revisão e assinaturas de acordos, como é o caso do Cariri e posteriormente deve ser encaminhado para votação na Assembleia Legislativa do estado do Ceará (ALEC).         (Portal Badalo)

Post a Comment