No dia 19 de maio, uma grande procissão acontecerá a partir das 17h. FOTO: Henrique Macedo
Aurora. No último sábado (14), teve início a festa de Santo Expedito neste Município com missa que reuniu cerca de 3.500 pessoas, no largo da Igreja Matriz Senhor Menino Deus, segundo a organização. A programação acontece até a próxima quinta-feira (19), dia em que o santo é celebrado. No entanto, um mês depois, uma grande procissão parte para o Sítio Espinheiro, onde uma capela está sendo construída.

Esta é a primeira vez que Santo Expedito está sendo festejado em Aurora e, durante os próximos três dias, terá celebrações na Igreja Matriz, às 19h, com a presença de párocos de vários municípios da região. Na abertura, aconteceu a Missa da Misericórdia presidida pelo padre Monteiro da comunidade Filhos Amados do Céu, e concelebrada pelos padres Cícero Alencar e Raimundo Ribeiro.

Em seu primeiro ano, o festejo trás o seguinte tema: “Santo Expedito ajudai-nos na superação da violência”. No entanto, não pôde ser realizado no Sítio Espinheiro, localidade em que é padroeiro, em virtude das cheias nos riachos locais, que tem registrado um grande volume de água.

No dia 19 de maio, a 3ª Companhia do 2º Batalhão da Polícia Militar vai escoltar a imagem de Santo Expedito até a localidade, em uma grande procissão, onde está sendo erguida a capela. Após a missa, que será realizada às 19h, terá um leilão e apresentações culturais. Como teve que ser adiada por causa das chuvas, a organização ainda está fechando a programação dos shows que aconteceriam nesta quinta-feira.

Segundo o professor Tony Albuquerque, que coordena a construção da capela no Sítio Espinheiro, a edificação começou a partir da promessa sua mãe, Elita Alves Bezerra. Ele assumiu a obra junto com Francisca Baptista, sua sobra. O terreno, o material e toda a mão de obra está sendo doada pela comunidade. Os construtores pagam do próprio bolso o combustível para se deslocar e trabalhar aos domingos.

“A presença do santo está cada vez mais forte e com a presença da imagem, a gente está percebendo que ele tem muitos devotos em Aurora”, garante Tony. O professor afirma que, quando a capela for erguida, a comunidade vai pleitear para que se torne um santuário.

Programação


TRIDUO EM HONRA A SANTO EXPEDITO

Dia 17 (Sítio Espinheiro)
18:30 h - Terço e orações
19:00 h - Celebração da Santa Missa, presidida pelo Padre Ronaldo Nascimento (Pároco da cidade de Milagres)

Dia 18 (Sítio Espinheiro)
18:30 h - Terço e Orações
19:00 h - Celebração da palavra - Pregador: Diácono Janduí Gonçalves 

Dia 19 - Dia de SANTO EXPEDITO (Sítio Espinheiro)
05:00 h - Alvorada festiva
12:00 h - Salva de fogos
19:00 h - Missa Solene em Honra de Santo Expedito, presidida pelo Padre Raimundo Ribeiro (Vigário de Aurora)
PROGRAMAÇÃO SOCIAL - NA QUADRA DE DIVAL (SÍTIO ESPINHEIRO)
Todas as noites haverá quermesse e o Leilão da alegria


Dia 21 - Grande Leilão e Festa Dançante                              (Blog Diário Cariri)

Post a Comment