Açude São Domingos acumula 35% do volume de água após cinco anos no volume morto. FOTO: TV Verdes Mares-Reprodução
Depois de cinco anos em volume morto, o açude São Domingos II, no município de Caririaçu, voltou a armazenar água e está com 35,66% de sua capacidade de capacidade, de acordo com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh). Esse volume de água é suficiente para abastecer o município durante todo o ano de 2018 e o início de 2019, segundo a Companhia.

"O açude São Domingos II teve um aporte muito bom e está hoje com 750 mil metros cúbicos. O mais correto seria o atendimento à cidade a partir desse reservatório porque ele está no mesmo nível do município e a adutora seria muito pequena em relação à adutora emergencial que existe hoje. Isso daria um suporte maior à população de Caririaçu", explica Alberto Medeiros, gerente regional da Cogerh.

Com as bombas sem funcionar, a água do São Domingos II ainda não chega às torneiras, e o racionamento de água no município continua. Se a água do açude puder ser usada, a oferta vai aumentar. De acordo com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Semae), uma licitação para a compra de novos equipamentos está em andamento.

“Como é um valor um pouco maior [para adquirir as bombas] é preciso licitar. A gente já está trabalhando no processo para nos próximos dias a gente retomar o abastecimento com o São Domingos II e ajudar a adutora emergencial”, explica o diretor da Semae, Cícero Soares.

Bacia do Salgado
Formada por 15 reservatórios, açude São Domingos II faz parte da Bacia do Salgado, que atualmente está com 18,34% da capacidade total. Em melhor situação, estão os açudes, Rosário, em Lavras da Mangabeira, e Tatajuba, em Icó, que se encontram com 55,72% e 50,57% da capacidade, respectivamente.

Situação
Os 155 açudes monitorados pela Cogerh acumulam 9,12% da capacidade de armazenamento, o que representa 22,76 milhões de metros cúbicos. Do total de açudes, nove está sangrando: Acaraú Mirim, Barragem do Batalhão, Caldeirões, Cocó, Colina, Germinal, Itaúna, Tijuquinha e Tucunduva. Doze, estão com volume acima de 90%, 109 com volume abaixo de 30% e 24 secos.            (G1 CE)

Post a Comment