Campanha de vacinação contra HPV e meningite é iniciada
no município de Juazeiro. FOTO: Helio Filho
Durante o mês de abril, a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, através da coordenação de Imunização, estará intensificando as vacinas contra o HPV e meningite, voltadas para o público adolescente. A recomendação é do Ministério da Saúde, que está realizando a Campanha de intensificação em todo o país.

A vacina contra a meningite está disponível para a faixa etária de 11 a 14 anos, dose única. Já a vacina contra o HPV está sendo aplicada em meninas de 09 a 14 anos e em meninos de 11 a 14 anos, em duas doses, com intervalo de 06 meses entre elas. A faixa etária para a vacina contra o HPV pode ser estendida até os 26 anos para pessoas com câncer, portadoras do vírus HIV ou transplantadas.

É possível receber as vacinas em todas as salas de vacinação do Município, de segunda à sexta-feira. Além das Unidades Básicas de Saúde (UBS), a imunização acontece ainda no Hospital Infantil Maria Amélia Bezerra de Menezes, na Policlínica Tasso Ribeiro Jereissati e no Centro de Dermatologia.

As escolas municipais também estão recebendo a campanha de vacinação, através do Programa Saúde na Escola (PSE). Para que o aluno receba a vacina é preciso que os pais ou responsáveis assinem o termo de autorização.

De acordo com a coordenadora de Imunização do Município, Márcia Rejane, instituições de ensino da rede privada também podem levar a vacinação para dentro da escola, bastando apenas que solicite à Secretaria de Saúde o agendamento com a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro.

A vacina contra o HPV previne alguns tipos de câncer, em homens e mulheres. “É importante que os adolescentes tomem a vacina agora para quando chegarem à fase adulta já estejam protegidos. Estudos mostram que 70% dos casos de câncer do colo de útero são devido ao vírus HPV”, explicou a coordenadora de Imunização.

“Nós pedimos à comunidade, que procure a Unidade Básica de Saúde do bairro, pois todas já estão abastecidas com essas vacinas. São vacinas de suma importância. A meningite é uma doença grave, que em alguns casos pode levar a óbito” completou.

Post a Comment