As chuvas devem continuar fortes no Ceará nos próximos dias, principalmente na região norte do estado, conforme previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

"A zona de convergência tropical se mantém na região do Ceará, especialmente na região Centro-Norte, mas também em outras regiões, o que deve manter as chuvas", afirma a meteorologista Meiry Sakamoto.

A zona de convergência tropical é o principal fenômeno meteorológico formador de chuva no Nordeste brasileira.

Chuvas no Cariri
Neste mês, as chuvas no Cariri, no sul do Ceará, seguem abaixo do esperado. O volume de chuva na região deve aumentar nos próximos dias, conforme a previsão da Funceme.

"Nos últimos dias a gente percebido a formação de um sistema chamado cavado de altos níveis mais ao sul da região, no entanto, o posicionamento desse sistema tem provocado áreas de instabilidade e as chuvas que você mencionou", explica Sakamoto.

Açudes sangrando
Com as chuvas dos primeiros dias de abril, sobe para 13 o número de açudes no estado que estão com 100% do volume. O açude Itapajé, no município de mesmo nome, e o Açude Angicos, na em Coreaú, sangraram nesta quarta-feira (11), segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Os maiores açudes do Ceará, no entanto, seguem em situação crítica. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 5,18% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 7,66% do volume máximo. (G1 CE)

Post a Comment