Açude Angicos, em Coreaú, sangrou, nesta quinta-feira (12).
Após registrar chuvas intensas nas regiões Norte e Sertão Central em seu último levantamento, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) voltou a apontar precipitações em diversas regiões do Estado nas últimas 24 horas, novamente com volumes bastante consideráveis. Segundo o órgão, choveu em pelo menos 97 municípios no período das 7h desta quinta-feira (11) às 7h desta sexta-feira (12).

O principal destaque das últimas 24 horas foi o município de Itarema, no Norte do Estado, com um volume de 164.4 mm. Outra cidade que registrou chuvas consideráveis foi São Gonçalo do Amarante, no Litoral do Pecém, onde a Funceme computou um volume de 150.4 mm no período analisado. Precipitações consideráveis também ocorreram em Uruoca, novamente na região Norte, onde a Funceme registrou 127 mm.

Em Coreaú, na Ibiapaba, as chuvas atingiram um volume de apenas 30.0 mm, mas foi o suficiente para o açude Angicos finalmente atingir 100% de sua capacidade e sangrar.

A exemplo do que aconteceu nos últimos dias, a região Norte do Estado foi a que mais recebeu chuvas nas últimas 24 horas, tendo em vista que sete municípios registraram precipitações acima de 70 mm. São eles:

Itarema (164.4 mm)
Uruoca (127.0 mm)
Senador Sá (93.0 mm)
Moraújo (82.0 mm)
Sobral (78.0 mm)
Meruoca (76.0 mm)
Amontada (74.0 mm)

Em Quixeramobim, no Sertão Central, foram registrados 76 mm, o que causou muito alagamentos na cidade.

Cariri
Na região do Cariri foram registradas chuvas em Barbalha (5.0 mm); Mauriti (3.5 mm); Crato (2.0 mm) e Lavras da Mangabeira (1.0 mm).

Próximos dias
Para esta sexta-feira (13), a expectativa é de nebulosidade variável com eventos de chuva em todo o Ceará. Para o sábado (14), a Funceme também projeta precipitações em todo o Estado.         (Diário do Nordeste)

Post a Comment