Açude Manoel Balbino tem alta de 67% no volume e atinge melhor medição desde 2015. FOTO: Normando Sóracles-Site Miséria

Com 7,88% do volume total, o nível açude Manoel Balbino nesta quarta-feira (4) é o melhor desde 26 de novembro de 2015 (8,02%). De acordo com o Portal Hidrológico da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), o nível do reservatório estava em 4,71% no início da semana, atingindo crescimento de 67% em dois dias. 

Esta é uma notícia boa principalmente para os habitantes do município de Caririaçu, cuja regularidade do abastecimento hídrico depende diretamente dos níveis do reservatório.
Há pelo menos três anos e meio, o popular Açude dos Carneiros sofria com a seca e a falta de chuva. Os números recentes, porém, são mais animadores.

De acordo com a Fundação cearense De meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu 134.0 mm apenas no mês de abril em Caririaçu. Todo o índice foi concentrado na última segunda-feira (2), quando o município teve maior precipitação em todo o estado do Ceará.

Desde a quinta-feira da última semana, houve uma intensificação das chuvas no estado. Os níveis são por conta da aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema de precipitações neste período do ano.

A falta de chuva no Nordeste, especificamente no Cariri nos últimos sete anos fez diminuir consideravelmente o índice de água no Açude dos Carneiros, que comporta até 37,18 hm³, o equivalente a 37,18 milhões de litros d´água.

A maior cheia dos últimos 14 anos foi registrada no boletim da Cogerh em 31 de maio de 2009. O volume do Manoel Balbino, à época, atingiu a marca de 66,19% de sua capacidade total.

Apesar de bons índices, a preocupação segue ainda com os demais reservatórios. A Cogerh registrou 9 açudes sangrando nos últimos dias, 12 acima de 90% de sua capacidade e 109 com volume inferior a 30%.           (Site Miséria)

Post a Comment