A primeira sessão do Cine Sesc Juazeiro do Norte acontece nesta quarta-feira (4) e homenageia o cineasta sueco Ingmar Bergman. Seu filme Sonata de Outono é exibido às 19h, no Teatro Sesc Patativa do Assaré, localizado na Unidade Sesc em Juazeiro do Norte.

Bergman nasceu no ano de 1918 na cidade de Uppsala (Suécia) e morreu em 2007, aos 89 anos. O diretor é considerado um dos principais nomes da história do Cinema e dirigiu, ao longo de 73 anos de carreira, 52 filmes e mais de cem peças teatrais. Na extensa lista de premiações que detém, estão os troféus nos festivais de cinema de Cannes, Berlim, Veneza.

O filme Sonata de Outono mostra as tensões familiares que surgem no reencontro entre a personagem Charlotte e suas filhas. Abandonadas pela famosa pianista, Eva e Helena revivem as feridas causadas pela negligência familiar, enquanto Charlotte reconhece não sentir vocação maternal.

“É um filme que fará o espectador pensar nas relações familiares entre pais e filhos, nas cicatrizes que estão implícitas em nossas memórias”, explica a atriz, roteirista, produtora de cinema e diretora teatral, Cheyenne Alencar. Ao final da sessão, ela faz a mediação de uma conversa com os espectadores sobre o realismo no filme de Bergman e dirige uma cena-viva, em que pessoas da plateia são convidadas a vivenciar o enredo e os sentimentos dos personagens.

O Cine Sesc segue durante quatro semanas de abril na Unidade do Sesc em Juazeiro, sempre às quartas-feiras noTeatro Sesc Patativa do Assaré. Confira a programação.

4/4
Sonata de Outono
Horário: 19h
Local: Teatro Sesc Patativa do Assaré
Mediação: Conversa sobre aspectos marcantes do filme e o olhar do diretor na relação entre cinema e realidade. Cena viva com dois espectadores voluntários para adentrar na ficção de Bergman.
Classificação:
14 anos

11/4
Cemitério do Esplendor
Horário: 19h
Local: Teatro Sesc Patativa do Assaré
Mediação: Debate as múltiplas percepções que uma imagem pode despertar. Em Cemitério do Esplendor, as cenas do diretor tailandês Apichatpong Weerasethakul possuem mais do que um significado imediato e escondem diversas interpretações que serão reveladas pelas pessoas da plateia.
Classificação: 14 anos.

18/4
Demon
Horário: 19h
Local: Teatro Sesc Patativa do Assaré
Mediação: Explica como o filme polonês combina as famosas histórias de possessão demoníaca, com as comédias sobre casamentos, e destaca como o diretor Marcin Wrona usa a iluminação do filme para gerar suspense no público. Será proposta a encenação de momentos deste filme que põe fé e razão à prova.
Classificação: 14 anos

25/4
Na Presença de um Palhaço
Horário: 19h
Local: Teatro Sesc Patativa do Assaré
Mediação: apresenta o filme como uma viagem ao tempo do cinema mudo, em que os atores liam os textos atrás da tela. O filme traz ao público o período de mudança do cinema mudo para o cinema falado e as produções de baixo orçamento que preservam a originalidade ao abordar relações amorosas, perdas, saudade e ilusões.
Classificação: 14 Anos.

Serviço
Cine Sesc – Juazeiro
Local: Teatro Sesc Patativa do Assaré (Rua da Matriz, 227, Juazeiro do Norte)
Horário: 19h
Dias: 4,11, 18 e 25 de abril
Entrada gratuita
Informações: (88) 3587-1065

(Assessoria de Comunicação)

Post a Comment