O trabalho que vem sendo desenvolvido na Comunidade do Gesso, em Crato, pelo Coletivo Camaradas é um exemplo de ocupação criativa do espaço público com o intuito de pensar urbanismo e desenvolvimento social.

O grupo que já criou na comunidade um “terreiro”, que consiste num piso de cimento e alguns postes com refletores, vem servindo para diversas apresentações e diálogos com outras instituições. Conforme os integrantes do Coletivo Camaradas, esse espaço serve para fazer com que a comunidade seja percebida de forma positiva e contribui para a democratização do acesso a arte.

O Coletivo Camaradas quer construir mais um equipamento na Comunidade do Gesso. O novo desafio do grupo é levantar um “barracão comunitário”, uma tenda de alvenaria circular medindo 10 metros. O equipamento terá função multifuncional, servindo desde reuniões, encontros, cursos, feiras e espaço para o brincar. A intenção é que o equipamento seja construído ao lado da quadra.

Atualmente falta um espaço para as  crianças brincarem na comunidade. A quadra construída recentemente ainda não dispõe de luz e coberta. De acordo com a gestão municipal o projeto de cobertura e iluminação foi encaminhado para os tramites legais.

O Coletivo Camaradas encaminhará documento a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial para firmar parceria com o Governo Municipal.

O Barracão Comunitário  deverá ser financiado a partir de doações de material de construção e ações de arrecadação de recursos financeiros. O projeto arquitetônico do equipamento foi elaborado  pelo arquiteto e urbanista Alexandre Lúcio Nunes.

Post a Comment