Ruas de Icapuí ficaram alagadas com a maior chuva da cidade desde 1988. FOTO: Arquivo pessoal
O município de Icapuí, no Litoral Leste do Estado, registrou 255 milímetros - a maior chuva do Ceará neste ano entre a noite desta quinta-feira (12) até a manhã de hoje, sexta-feira (13). Essa também foi a maior chuva do município em 30 anos. 

Além de estradas alagadas, a cidade registrou erosão de córregos e residências ficaram rodeadas pelas águas, feito ilhas de concreto. Anéis de cimento em sistema de drenagem foram danificados pela enxurrada. 

A Prefeitura Municipal diz que ainda aguarda a presença da Defesa Civil do Estado.

Segundo a coordenação municipal da Defesa Civil, os estragos só não foram maiores porque, desde dezembro, foi realizado um trabalho preventivo nas áreas mais vulneráveis.

Histórico de chuvas na cidade

A maior chuva do Ceará neste ano é também a maior de Icapuí desde 1988 - a segunda maior precipitação do município deu-se em 2017: com 223,6 mm.

“Estamos fazendo um acompanhamento do impacto das chuvas. Visitamos algumas casas em que entrou água, mas a situação foi controlada. Temos, inclusive, cadastro para o aluguel social de eventuais famílias que sejam desalojadas, mas até o momento não houve nenhum desabrigado ou desalojado”, explica Daniel José, coordenador municipal da Defesa Civil. 

O trabalho preventivo consistiu no mapeamento das áreas de risco, bem como a previsão de população impactada e em quais lugares, de modo a evitar maiores danos ou dar resolução aos estragos correntes.

Áreas atingidas

As águas caíram com força tanto no Centro como em localidades mais afastadas como Retiro Grande e Quitérias, onde famílias tiveram trabalho dobrado para retirar água de suas casas. 

Uma equipe com agentes da Defesa Civil Municipal, Secretaria de Infraestrutura e Secretaria de Assistência Social está de plantão.

A Prefeitura Municipal espera que uma comitiva da Defesa Civil do Estado possa visitar Icapuí para acompanhar os danos.

“Estamos dia e noite rodando por toda a cidade para conferir a situação de perto e tomar as providências, felizmente os danos sociais são menores, graças ao trabalho preventivo desde o fim do ano passado, isso reduziu o risco de famílias desabrigadas”, afirma o prefeito Lacerda Filho.

Previsão

De acordo com a Fundação Cearense de Ciência, Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), há nebulosidade variável com possibilidades de chuvas no Litoral Leste, com chances de mais chuvas em Icapuí, como em todas as regiões do Estado.             (Diário do Nordeste)

Post a Comment